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Do inverno fora de hora à guerra na Ucrânia: confira curiosidades de 10 balanços da temporada

Confira o que chamou a atenção nos resultados de Ambev (ABEV), Itaúsa (ITSA4), Petrobras (PETR3, PETR4), Renner (LREN3) e Magalu (MGLU3) e outras cinco empresas

Foto: Shutterstock/tadamichi

A temporada de balanços do terceiro trimestre chega ao final e, além dos números sobre lucros e prejuízos e algumas surpresas não previstas por analistas, as empresas também dão detalhes sobre o que está no radar para os próximos trimestres.

O impacto do inverno fora de hora no Brasil, o efeito Pix no balanço de varejistas e até a guerra entre Rússia e Ucrânia estão entre algumas das curiosidades escondidas nos números.

Confira abaixo os pontos levantados pela Agência TradeMap nos resultados das companhias.

Ambev (ABEV) para além da cerveja

O terceiro trimestre da fabricante de cerveja Ambev foi marcado pelo aumento do volume de vendas no Brasil, mas o que chamou a atenção foi o crescimento das bebidas não alcoólicas.

Enquanto o volume de vendas das cervejas permaneceu estável na comparação com o terceiro trimestre de 2021, a de outras bebidas avançou 10,2%. Nessa conta entram o energético Red Bull, o isotônico Gatorade e refrigerantes (Guaraná Antarctica e Pepsi), entre outros itens.

A alta é atribuída ao esforço de inovação da companhia, já que contou com a ajuda da Bee, plataforma B2B da Ambev, ou seja, venda direta para outras empresas.

Disney (DISB34) é líder no streaming

A Disney Company se mantém na liderança em número de assinantes de plataforma de streaming pelo segundo trimestre consecutivo.

As três plataformas da empresa (Disney+, Star+ e Hulu) chegaram no último trimestre a 236 milhões de usuários, ou seja, adição de 14,6 milhões no último trimestre. A Netflix conta com 223 milhões.

Ser líder, no entanto, não significa dar lucro. O prejuízo do segmento de “direto ao consumidor” foi de US$ 1,5 bilhão devido ao aumento do custo das produções – e para reduzir custos, a empresa deve fazer uma leva de demissões.

Itaúsa (ITSA4) dando um gás

A holding Itaúsa tem como sua principal empresa o Itaú (ITUB4, ITUB3), mas fora do setor financeiro é a empresa de gás natural Copa Energia que tem se destacado nos resultados.

A companhia contribuiu com um resultado de R$ 40 milhões no terceiro trimestre do ano, um crescimento de 72% na comparação com igual período de 2021. No acumulado de 2022, o resultado chega a R$ 77 milhões, alta de 557%, mais de seis vezes o registrado entre janeiro e setembro de 2021.

O crescimento é atribuído a uma nova estratégia comercial e política de redução de custos. A Itaúsa possui 49% da Copa Energia.

Banco do Brasil (BBAS3) avança no crédito verde

Um terço da carteira do Banco do Brasil já é feita com base em algum dos critérios ESG, que o banco chama de ASG (práticas ambientais, sociais e de governança).

Os empréstimos dessa carteira, segundo o banco, chegaram a R$ 321,2 bilhões no final de setembro, o que equivale a 33,1% da carteira de crédito total do banco.

Os R$ 321,2 bilhões representam ainda um crescimento de 9,9% na comparação com o trimestre anterior e 13,9% em 12 meses. A carteira de crédito total, no mesmo período, cresceu 19% e 5,4%.

O crédito para a agricultura sustentável tem a maior participação nesse bolo, mas há também linhas voltadas para energia renovável, apoio ao empreendedorismo e eficiência das esferas municipais e estaduais.

Trimestre frio na Lojas Renner (LREN3)

A varejista de roupas Lojas Renner enfrentou a desaceleração das suas vendas no terceiro trimestre. No critério mesmas lojas, a alta foi de 7,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Um crescimento baixo se comparado ao desempenho de 2021, quando alta foi 35,9%.

E esse menor ritmo está atrelado ao clima. Mais especificamente ao clima frio.

As semanas mais geladas no segundo trimestre contribuíram para a antecipação das vendas de inverno, o que por si só já prejudicaria o desempenho do terceiro trimestre (o ticket de roupas de inverno tende a ser maior).

Mas o frio continuou e aí a varejista acabou vendendo menos peças de sua coleção de primavera.

Magazine Luiza (MGLU3) fugindo dos juros

A varejista de eletroeletrônicos Magazine Luiza tenta de todas as formas reduzir a sua despesa financeira, já que Selic mais alta significa maior custo de venda.

Para isso, a empresa tem estimulado os pagamentos à vista com 5% de desconto no Pix. Essa modalidade de crédito respondeu por 29% das vendas no terceiro trimestre, incremento de 6 pontos percentuais na comparação com o período anterior.

Vale lembrar que as varejistas trabalham com antecipação de recebíveis e pagam por isso. Quando uma venda é feita parcelada no cartão, é realizada uma antecipação financeira dos valores a receber e há um custo financeiro – que cresce com a Selic mais alta.

Outra iniciativa foi o aumento das vendas com juros no cartão, com o lançamento da modalidade “parcelado emissor”, em que o custo é do emissor do cartão e não da varejista.

Natura (NTCO3) afetada até pela Ucrânia

A maré não anda boa para a Natura. A companhia de cosméticos precisa lidar com a queda de 70% no valor de suas ações no ano e até a guerra na Ucrânia tem afetado os seus resultados.

A empresa é dona das marcas Natura, Aesop, Body Shop e Avon International. É justamente essa última que é afetada pelo conflito na Europa. A divisão registrou uma queda nas receitas de 8,1% no trimestre.

E essa pressão, que afeta a margem da Natura, deve continuar. Isso porque o conflito tem elevado os custos da energia na Europa, além de uma queda no poder de compra da população. Sem o efeito das vendas na Rússia e Ucrânia, a queda teria sido menor, de 3,1%.

Petrobras (PETR4, PETR3) com caixa desidratado

A Petrobras terminou o terceiro trimestre com um caixa de US$ 6,8 bilhões (cerca de R$ 36 bilhões). O valor é muito inferior aos US$ 11,5 bilhões de igual trimestre de 2021 e dos US$ 19,1 bilhões dos três meses anteriores.

E o que ocorreu para a empresa usar tanto o caixa? Foi o anúncio do pagamento de dividendos, que no acumulado do ano até o final do terceiro trimestre já somavam R$ 180 bilhões. Mais proventos serão pagos em dezembro.

Mas isso não significa que a estatal irá zerar o caixa para pagar dividendos. A expectativa é que a própria venda de petróleo, com o Brent a mais de US$ 90 o barril, vai propiciar uma geração de caixa forte nos próximos trimestres.

E a companhia conta ainda com quase US$ 10 bilhões em “revolvings credit lines”, que é uma espécie de cheque especial que garante a liquidez em caso de necessidade.

Petz (PETZ3) e o adeus ao jornal

A rede varejista de produtos para animais domésticos Petz vai começar a fabricar no Brasil tapetes higiênicos – aqueles que muitas vezes substituem os jornais.

A manufatura do produto será feita pela Petix, empresa da qual a Petz concluiu a compra em julho.

Ao fabricar os tapetinhos localmente, a Petz espera melhorar as margens de venda desse produto, já que deixará de arcar com os custos de transporte. Além disso, o produto também é comercializado na Zee.Dog, que vende para outros varejistas e para o exterior.

A busca por baixo carbono da Vale (VALE3)

A mineradora Vale, que é a protagonista de dois dos maiores desastres ambientais do país (Mariana e Brumadinho), tem se mostrado mais aberta a avançar em práticas ambientais e de menor emissão de carbono.

A companhia tem iniciativas para “descarbonizar” a frota de caminhões que fazem o transporte do minério nos locais em que atua.

No Canadá, são 49 veículos elétricos em operação. Além disso, a companhia ainda conta com dois caminhões de maior porte (capacidade de transportar 72 toneladas) que são 100% elétricos – um está no Brasil e o outro, na Indonésia e possui duas locomotivas que funcionam à bateria nos portos de Vitória (ES) e São Luís (MA).

Deve ainda entrar em operação o Sol do Cerrado, usina de energia solar no norte de Minas e que vai responder por 16% da necessidade elétrica da Vale no Brasil.

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