FAQ

Perguntas Frequentes
Sobre o TradeMap
O QUE É O TRADEMAP?

O TradeMap é um aplicativo completo que apresenta diferentes opções de investimentos e suas características, seja em renda variável, renda fixa, fundos, ETFs, Tesouro Direto, CDB, LCA, LCI ou fundos imobiliários, para que você acompanhe o mercado através de diversos gráficos, interações, notícias e fatos relevantes em tempo real e conheça melhor as suas opções de investimento.

 

Cadastro
COMO POSSO ABRIR UMA CONTA NO TRADEMAP?

Basta fazer o download do App TradeMap na App Store ou no Google Play, fazer o seu cadastro e pronto! Seu cadastro já estará pronto para usar.

É POSSÍVEL COMPRAR E VENDER AÇÕES NA MINHA CORRETORA PELO APLICATIVO?

Hoje ainda não, o TradeMap serve apenas como simulador de mercado, para auxiliar os clientes a aprenderem a operar sem o risco de incorrer em perdas.

QUAIS SÃO AS TARIFAS E TAXAS DO TRADEMAP?

O App do TradeMap é gratuito, sem taxas ou tarifas escondidas 🙂

PORQUE É PEDIDO O CPF NO CADASTRO?

Todas as informações são retiradas de fontes confiáveis do mercado, mas o principal é que temos uma parceria com a B3 (Bolsa de Valores) que garante a disponibilização de todos os dados em TEMPO REAL! Pra isso nós temos que reportar a eles quem está acessando os dados. É só mesmo um controle que eles exigem para garantir maior segurança ao acesso às informações deles.

POSSO CONFIAR QUE MEUS DADOS ESTÃO SEGUROS NO TRADEMAP?

Temos a segurança como um dos pilares da nossa plataforma, fazendo valer todas as nossas politicas de privacidade e nossos termos de uso para que seus dados estejam sempre seguros e você possa ficar tranquilo.

PARA QUEM O TRADEMAP É INDICADO?

O TradeMap serve tanto para quem está querendo aprender sobre o mercado, apresentando as mais diversas formas de investimento e auxiliando na montagem de uma carteira simulada; como para os investidores experientes que querem ter toda informação dos ativos de bolsas e das principais corretoras do pais, em tempo real, com a facilidade de estar sempre ao alcance da sua mão!

NÃO CONSIGO ACESSAR A MINHA CONTA

Você pode entrar em contato diretamente com o nosso suporte pelo whatsapp: +55 (11)9438-24762

COMO CANCELAR A MINHA CONTA?

Você pode fazer o pedido de cancelamento diretamente com o nosso suporte pelo whatsapp: +55 (11)9438-24762

 

Carteira
COMO É FEITO O CÁLCULO DE RENTABILIDADE DA MINHA CARTEIRA?

O cálculo é realizado com base na sua posição atual de investimentos e comparando os custos com os valores atuais. Dessa forma você tem a rentabilidade atualizada dos seus investimentos.

COMO FUNCIONA A IMPORTAÇÃO AUTOMÁTICA DO CANAL ELETRÔNICO DO INVESTIDOR (CEI)?

Para importar sua carteira real, basta entrar na página “home” no menu inferior, tocar no botão “+” e em “CEI” em seguida entrar com a senha do CEI referente ao CPF cadastrado no TradeMap

COMO POSSO INSERIR OS VALORES NA MINHA CARTEIRA MANUALMENTE?

Você pode inserir valores manualmente na sua carteira ao acessar o menu “+”, na tela “home” do menu inferior, escolher o tipo de ativo e preencher seu preço e quantidade.

TENHO ATIVOS DE RENDA FIXA QUE NÃO APARECEM NA MINHA CARTEIRA

Verifique se a instituição onde comprou o título possuem o Cetip Certifica, caso contrário sua posição de Renda Fixa não está disponível no CEI.

COMO REMOVER ATIVOS DUPLICADOS DA MINHA CARTEIRA

Acesse o seu app TradeMap, abra a sua carteira e altere a visão para o modo lista. Toque na seta a direita do ativo e selecione a opção "Histórico". Basta tocar na lixeira para excluir o lançamento desejado.

MINHA CARTEIRA ATUALIZA AUTOMATICAMENTE COM O CEI?

Sim, atualizamos as carteiras que são integradas com o CEI automaticamente aos sábados, mas você pode solicitar a atualização a qualquer momento através do app TradeMap.

QUAIS ATIVOS SÃO IMPORTADOS PELO CEI?

No Canal do investidor da B3 há informações sobre todos os ativos negociados em bolsa que possuem custódia, ou seja, temos todas as informações de Ações, Fundos Imobiliários, ETFs e Opções, com valores de preço médio de no máximo 1 ano e meio atrás. Além disso o CEI traz também informações de Tesouro Direto do mesmo período máximo. Caso você possua outros investimentos, você pode inserir os ativos (como Fundos e Renda Fixa privada) manualmente, pelo Botão "+" da carteira!

MINHA INTEGRAÇÃO COM O CEI CONSTA COMO SENHA EXPIRADA. O QUE DEVO FAZER?

Se o status de sua importação da carteira de investimentos através do CEI está com o status de "senha expirada", você deve acessar o site do CEI (https://cei.b3.com.br/), realizar o acesso com a senha expirada e trocar a senha. Caso não lembre da senha, você pode recuperar através da opção "Esqueci minha senha". Mas lembre-se, quando recuperar a senha, você tem que acessar o CEI e trocar a senha que foi enviada via e-mail. Ela é provisória!

POR QUE MEUS ATIVOS DE RENDA FIXA E FUNDOS APARECEM ZERADOS NO TRADEMAP?

Isso acontece pois as informações de Renda Fixa no CEI não possuem valores ou taxas negociadas dos ativos, mas você pode fazer um "ajuste de posição" através do TradeMap. É só tocar sobre o ativo e selecionar a seta logo acima e tocar na opção "Ajustar Posição".

TENHO UM ATIVO NA MINHA CARTEIRA QUE ESTÃO COM DADOS ERRADOS. COMO POSSO AJUSTAR?

Você pode ajustar esses dados através do TradeMap. É só tocar sobre o ativo que deseja ajustar e selecionar o ícone de seta logo acima e tocar na opção "Ajustar Posição".

REALIZEI UMA VENDA DE UM ATIVO. O TRADEMAP IRÁ ATUALIZAR MINHA POSIÇÃO?

Sim. Se você tiver integrado com o CEI, sua posição será atualizada automaticamente aos sábados. Mas você pode consolidar sua posição através do TradeMap, dentro do módulo de carteira e tocando na seta de sincronismo que está ao lado do nome da corretora.

Mas se optou por controlar sua carteira de investimentos manualmente, entre no módulo de carteira, mude a forma de visão para o modo lista, toque sobre a ação que deseja registrar a venda, toque na seta que está logo acima e escolha a opção de "Novo Negócio". Pronto, é só entrar com os dados da sua venda e confirmar a sua operação.

COMPREI UM ATIVO HOJE NA CORRETORA E NÃO APARECE NA MINHA CARTEIRA NO TRADEMAP.

Os ativos comprados na Corretora, lembre-se que a B3 leva até D+2 para atualizar a sua Custódia, para que isto aconteça você precisa estar sincronizado no CEI, caso contrário será necessário realizar o lançamento via boleta manual.

POR QUE MEU PREÇO DE CUSTO NÃO BATE COM O DA CORRETORA?

O TradeMap apresenta 03 valores:

Custo - O Custo é a média ponderada do preço de aquisição de um ativo. Muitas vezes, se adquirem ativos por mais de uma vez, pagando preços diferentes em cada ocasião, sem contabilizar o custo de corretagem. Assim, o preço médio é uma das formas de calcular o lucro ou prejuízo de uma operação.

Custo Ex - O Custo Ex é uma média ponderada do preço de aquisição de um ativo. Porém o preço de custo sempre é ajustado, de acordo com provento pago pela empresa, seja ele dividendos ou JCP (Juros sobre Capital Próprio), ou seja, o preço de custo da operação sempre será ajustado para mostrar o rendimento da operação, incluindo os proventos pagos.

Atual – É o preço atual do ativo

COMPREI UM ATIVO A MAIS DE 2 DIAS E ELE NÃO APARECEU NA MINHA CARTEIRA DO TRADEMAP.

Caso tenha seu TradeMap integrado com o CEI, será necessário clicar no “Botão Consolidar” onde iremos até o CEI atualizar a sua Custódia.

POR QUE NÃO CONSIGO REALIZAR LANÇAMENTO SUPERIOR A 18 MESES?

Atualmente na versão disponível não é possível realizar o lançamento superior a 18 meses, mas estamos trabalhando para liberar este serviço na versão Premium.

 

Usabilidade
COMO EDITAR OU DELETAR UMA LISTA DE ATIVOS?

Para editar ou excluir uma lista de ativos, toque sobre o nome da lista na tela de Ações do TradeMap. Na lista desejada, deslize o dedo da esquerda para direita que verá dois ícones. Um em formato de lápis para a editar o nome da lista e a lixeira para excluir toda uma lista.

QUAL O SIGNIFICADO DAS CORES DE OSCILAÇÃO DO TRADEMAP?

As cores das setas representam como as ações estão performando ao longo do dia, quando comparado ao principal índice da B3, o Ibovespa (IBOV):

  • Seta Verde: Ativo subindo mais que o IBOV.
  • Seta Azul: Ativo subindo, porém menos que o IBOV.
  • Seta Amarela: Ativo caindo, porém menos que o IBOV.
  • Seta Vermelha: Ativo caindo, porém mais que o IBOV.
NÃO ESTOU RECEBENDO AS NOTIFICAÇÕES DE FATOS RELEVANTES. O QUE POSSO FAZER?

As notificações sempre são enviadas para os usuários que possuem a empresa que emitiu o fato relevante em suas listas pessoais ou na carteira. Verifique também as configurações de notificações do seu celular e veja se o TradeMap está autorizado a exibir as notificações. Se estiver tudo certo e mesmo assim não receber as notificações, entre em contato através do WhatsApp (11) 9 4382-4762.

COMO EU CRIO UMA LISTA DE ATIVOS PARA ACOMPANHAR A COTAÇÃO?

Para criar uma lista, toque sobre o nome da lista no topo do TradeMap e em seguida no botão "+". Basta dar o nome a sua lista e tocar no botão "Criar".

QUANTOS ATIVOS EU POSSO INCLUIR POR LISTAS DE COTAÇÕES?

Atualmente o TradeMap permite que você cadastre 20 ativos por lista. Lembrando que é permitido cadastrar até 15 listas para acompanhamento.

QUANTAS LISTAS PESSOAIS DE ATIVO EU POSSO CRIAR NO TRADEMAP?

Você pode criar até 15 listas pessoais. Lembrando que em cada lista é possível cadastrar até 20 ativos.

COMO CRIAR UM ALERTA DE PREÇO NO TRADEMAP?

Para criar um alerta de preço entre no gráfico do ativo que deseja receber esse alerta em seguida clique no ícone em formato de sino na parte inferior, coloque o valor do ativo ou mova a reta até o preço desejado e clique em criar alerta. Quando o preço for atingido você receberá uma notificação (não esqueça de ativar suas notificações) e um e-mail, caso tenha cadastrado.

COMO FAÇO PARA EXCLUIR UM ALERTA DE PREÇO NO TRADEMAP?

Há duas formas para de excluir um alerta. A primeira é tocando sobre o ativo que possui o alerta. No gráfico você verá uma linha em vermelho, que representa o alerta. Toque sobre essa linha e na lixeira que aparece no topo da tela.

A segunda forma é tocando no menu Ações+ e selecionar, selecionar a opção de Atividades. Na aba Alertas estão todos os alertas que foram cadastrado. Escolha o que deseja remover, arraste o dedo sobre da direita para esquerda e toque no ícone da Lixeira.

É POSSÍVEL COMPARAR A PERFORMANCE ENTRE DOIS OU MAIS ATIVOS?

Sim. Primeiro toque no ativo que deseja usar como comparação. Na parte inferior do gráfico, toque no da balança. Digite o nome ou código do ativo qual deseja fazer a comparação. Para adicionar mais ativos na comparação, toque no sinal de "+" no canto superior direito do TradeMap, digite o nome ou código do ativo novamente.

É POSSÍVEL VER A OSCILAÇÃO DIÁRIA E QUAIS EMPRESAS FAZEM PARTE DE UM DETERMINADO SETOR?

Sim, tocando no menu "Ações+" em seguida "Setores". A primeira tela você tem a oscilação diária dos principais setores da B3, e tocando sobre, vemos as empresas que compõe o setor.

COMO FAÇO PARA VER OS FATOS RELEVANTES DE UMA EMPRESA?

Para ver os fatos relevantes toque sobre o ativo. Na parte inferior do gráfico as marcações com "F" indicam os fatos relevantes. Para facilitar a visualização, indicamos mudar o grupamento do gráfico para "1D". Se ainda sim não estiver vendo os fatos relevantes, verifique se a exibição do mesmo está ativa, tocando no menu "F+" dentro do gráfico, em seguida em "volume". Veja se todas as opções estão ativas.

 

Ainda está com dúvidas? 
Entre em contato no formulário abaixo