Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Mercados em queda lá fora e eleição do conselho da Petrobras – veja o que importa hoje

Investidores ainda acompanham divulgação da prévia do IGP-M de agosto, que deve mostrar deflação

Foto: Shutterstock

Após leve alta dos índices à vista no fechamento de ontem, os futuros americanos e a maior parte das bolsas europeias operam em queda na manhã desta sexta-feira (19), com o ânimo dos mercados em xeque após a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve e de dados que mostram que o mercado de trabalho americano ainda está muito aquecido.

Ainda não está claro qual será o ritmo dos próximos aumentos de juros na maior economia do mundo daqui para a frente – o próprio documento deixou esse ponto em aberto, ao enfatizar que o comitê de política monetária do Fed avaliará os dados macroeconômicos que forem saindo.

É um cenário que dificulta aos investidores traçar cenários e fazer apostas, o que se reflete em uma volatilidade maior do mercado. Ontem, o número de pedidos de auxílio desemprego nos Estados Unidos caiu pela primeira vez em três semanas, o que ilustrou a dificuldade que o Fed terá para conter a inflação de uma economia aquecida.

Leia mais:
Ata do Fed: Em ambiente de incerteza, próximas altas de juros dependerão de indicadores

Por volta das 8h10, os principais índices futuros dos EUA estavam no vermelho: o Dow Jones recuava 0,81%, o S&P 500 caía 1,02% e o Nasdaq estava em queda de 1,16%. Principal índice europeu, o Euro Stoxx 50 perdia 0,96% no mesmo horário.

Acionistas elegem conselho da Petrobras

Por aqui, a agenda de indicadores econômicos está esvaziada, com exceção da prévia do IGP-M, que será informada às 8h pela FGV.

Na parte corporativa, as atenções estarão voltadas à AGE (Assembleia Geral Extraordinária) de acionista que elegerá os novos membros do Conselho de Administração da Petrobras (PETR3, PETR4). A reunião será online e começa às 13h, elegendo oito de 11 integrantes do colegiado e o próprio presidente do conselho.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.