Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Desoneração de combustíveis, ata do Fed e payroll – veja o que importa na semana

Investidores ainda repercutem nomes que irão presidir a Petrobras, Banco do Brasil e Caixa no governo Lula

Foto: Shutterstock/Travis Wolfe

Nesta primeira semana de 2023, os investidores repercutem as primeiras medidas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre elas a prorrogação da desoneração de combustíveis, a ata da última reunião de juros do Federal Reserve (banco central dos EUA) e o payroll de dezembro, que mostrará como anda o mercado de trabalho americano.

Nesta segunda (2), as bolsas de Nova York e do Reino Unido seguem fechadas por causa das comemorações do Ano Novo.

Ontem, após a posse, Lula determinou que a isenção do PIS/ Cofins sobre a gasolina será  prorrogada por 60 dias, em uma mudança de rota em relação ao plano previsto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que toma posse nesta segunda (2) às 9h.

A medida visa evitar uma perda de popularidade logo no início do novo governo, mas implica em perda de arrecadação e deve repercutir mal no mercado, que pode ver na decisão uma primeira derrota para Haddad – na semana passada, o novo comandante da equipe econômica prometeu um déficit primário menor do que os R$ 220 bilhões previstos para 2023.

Os investidores ainda avaliam o anúncio de dois nomes para as presidências dos principais bancos públicos brasileiros, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil: Tarciana Medeiros e Maria Rita Serrano, respectivamente, ambas funcionárias de carreira das instituições que irão presidir.

Leia mais: 
Haddad anuncia duas mulheres para presidir Banco do Brasil e Caixa

Na última sexta-feira (30), Haddad disse que as duas já se reuniram com ele e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para discutir as prioridades do novo governo para os bancos públicos e se mostraram “completamente alinhadas” ao que foi apresentado.

Também no final da semana passada, Lula confirmou que o senador Jean Paul Prates (PT-RN) será o novo presidente da Petrobras – ele é especialista no setor de energia e foi um dos coordenadores do grupo que discutiu o tema durante a transição.

Por aqui, o mercado também acompanha a divulgação, na próxima quinta (5), da PIM (Pesquisa Industrial Mensal) de novembro, que mostrará como andava a atividade industrial no final de 2022.

No mesmo dia, a Fenabrave informa as vendas de veículos de dezembro e de 2022, e na sexta (6) será a vez da Anfavea (associação das montadoras) informar a produção, licenciamentos e exportações do mês passado e do ano fechado.

Ata do Fomc e payroll

Lá fora, os olhos estarão voltados para a divulgação da ata da última reunião do Fomc, comitê de política monetária do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, que será publicada na quarta-feira (4) às 16h.

No encontro realizado em meados de dezembro, o Fed desacelerou a alta dos juros para 0,50 ponto percentual, depois da sequência de quatro aumentos de 0,75 ponto percentual. Apesar da redução do ritmo do aperto monetário, a dúvida agora é em qual momento o BC americano conseguirá encerrar o ciclo.

Saiba mais: 
Fed desacelera ritmo de alta de juros, mas sinaliza taxa maior no fim do ciclo

O dado mais importante para recalibrar essas expectativas é o payroll de dezembro, relatório que mostrará a criação de vagas e taxa de desemprego na maior economia do mundo – a expectativa é de desaceleração em relação a novembro.

Nesta manhã, o índice europeu Euro Stoxx 50 operava em alta de 1,2% por volta das 8h20 – lembrando que as bolsas do Reino Unido estão fechadas hoje por causa das celebrações do Ano Novo.

Confira abaixo a agenda da semana:

Segunda-feira

Às 8h25, o Banco Central divulga o Boletim Focus, com as projeções de analistas para juros, inflação, câmbio e PIB.

Às 15h, a Secretaria Especial de Comércio Exterior publica a balança comercial de dezembro e do ano.

Quarta-feira

Às 16h, o Federal Reserve publica a ata da última reunião do Fomc (comitê de política monetária do banco central dos EUA).

Quinta-feira

Às 9h, o IBGE divulga a PIM (Pesquisa Industrial Mensal) de novembro.

Às 10h15, os Estados Unidos informam o relatório ADP, com dados sobre o emprego privado em dezembro.

Às 10h30, a Fenabrave divulga as vendas de veículos de dezembro e de 2022.

Sexta-feira

Às 10h, a Anfavea (associação das montadoras) informa a produção, licenciamentos e exportações de dezembro e do ano.

Às 10h30, a secretaria de estatísticas trabalhistas dos Estados Unidos (BLS) informa a taxa de desemprego e criação de vagas do país em dezembro.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.