Balanços, transição de governo e dado sobre serviços em setembro – veja o que importa hoje

Nesta sexta, divulgam seus resultados Embraer (EMBR3), Itaúsa (ITSA4), Cemig (CMIG4) e Cosan (CSAN3)

Foto: Shutterstock/Alf Ribeiro

Um dia após a Bolsa mergulhar e dólar e juros futuros dispararem com o discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o mercado brasileiro repercute hoje balanços de peso divulgados ontem e monitora os dados do desempenho do setor de serviços em setembro. Nos Estados Unidos, onde as bolsas fecharam em forte alta ontem, é feriado nesta sexta-feira (11), os mercados de ações funcionam normalmente.

Por aqui, os investidores avaliam as negociações da equipe de transição com o Congresso, para aprovação ainda em 2022 de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que deve abrir espaço de R$ 175 bilhões no Orçamento de 2023.

Informações de que a proposta retiraria benefícios sociais como o Auxílio Brasil (que voltará a se chamar Bolsa Família) do teto de gastos de forma permanente preocupam o mercado financeiro, que ontem reagiu mal à fala de Lula em que o presidente eleito defendeu a ampliação de gastos e atacou o teto.

Leia mais:
Os 5 pontos do discurso de Lula que azedaram o humor do mercado

Os investidores também acompanham os dados de serviços em setembro, que serão informados às 9h pelo IBGE. A atividade do setor ajudará a entender o quanto a economia ainda está aquecida e o que isso quer dizer em termos de pressões inflacionárias. O Itaú BBA prevê que os dados mostrarão aumento de 0,4% na receita do setor em relação a agosto, e alta de 8,3% em relação a setembro do ano passado.

Na quarta (9), o IBGE divulgou que as vendas do varejo brasileiro avançaram 1,1% em setembro, crescimento bem acima do esperado por analistas.

Ontem, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) apontou um avanço de 0,59% em outubro, com uma inflação bastante espalhada por diversos itens que formam o índice, o que ajudou a derrubar a Bolsa e fazer a cotação da moeda americana disparar.

Balanços

O mercado ainda repercute os resultados do terceiro trimestre divulgados na noite de ontem.

Entre os destaques, Itaú Unibanco (ITUB4) registrou crescimento no lucro, mas em linha com o previsto pelo mercado, enquanto Magazine Luiza (MGLU3) teve prejuízo e viu as despesas com juros dispararem. Na JBS (JBSS3), os custos cresceram mais que a receita e o lucro encolheu no período.

Hoje, após o fechamento do mercado, serão divulgados os números de Itaúsa (ITSA4), Cemig (CMIG4) e Cosan (CSAN3).

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.