A JBS (JBSS3) conseguiu expandir suas receitas no terceiro trimestre, mas os custos tiveram alta maior e a companhia registrou lucro líquido de R$ 4,01 bilhões, queda de 47,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o balanço publicado na noite desta quinta-feira (10).
Apesar da queda anual, o resultado reportado pela JBS superou as expectativas do mercado. O Bank of America esperava lucro líquido de R$ 3,5 bilhões, enquanto o Itaú BBA projetava R$ 3,23 bilhões e o Santander apostava em R$ 4,11 bilhões, praticamente em linha com o anotado.
No terceiro trimestre, a companhia registrou R$ 98,9 bilhões em receita líquida, crescimento de 6,8% em relação a igual período do ano passado, com destaque para a expansão de receita nas divisões PPC, JBS Australia e Seara.
Os custos dos produtos vendidos, por sua vez, subiram 12,7%, totalizando R$ 82,69 bilhões entre julho e setembro deste ano.
“Em um cenário de maiores custos operacionais e um ambiente econômico desafiador, superamos as nossas vendas no período e registramos a maior receita líquida de nossa história para um trimestre, enquanto continuamos a investir para ampliar as nossas operações”, escreveu Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, no relatório de resultados.
Para além da alta nos custos, a companhia também foi pressionada pela normalização da rentabilidade de suas operações na América do Norte. Com isso, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado fechou o trimestre em R$ 9,5 bilhões, queda de 31,5% na comparação anual.
A margem Ebitda ajustada, por sua vez, foi de 9,6%, contração de 5,4 pontos percentuais contra o terceiro trimestre de 2021.
PPC, Austrália e Seara se destacam
Seara
A receita líquida da Seara cresceu 22,3% entre o terceiro trimestre de 2021 e o mesmo período deste ano, atingindo R$ 11,8 bilhões, devido principalmente ao aumento de 20% no preço médio de venda, além da expansão de 2% nos volumes.
Nesta unidade, ainda, a JBS aponta que o aumento no custo de produção foi compensado pelas elevações de preço, além de melhorias no mix de mercados, canais e produtos e do foco em eficiência operacional e inovação, de modo que o Ebitda ajustado atingiu R$ 1,8 bilhão, alta anual de 80,9%, com margem Ebitda de 15,1%.
JBS Brasil
A JBS Brasil também registrou aumento de receita no período, de 5%, para R$ 16,2 bilhões, refletindo um crescimento no volume vendido e maiores preços de venda no mercado externo.
O Ebitda desta divisão de negócios, por sua vez, totalizou R$ 825,7 milhões, baixa de 12,7% na base anual, com margem Ebitda de 5,1%.
JBS Beef North America
As operações de carne bovina na América do Norte, por outro lado, foram impactadas por mudanças nas condições de mercado, com aumento nos preços do gado e queda nos preços de venda de carne.
Assim, a receita líquida da unidade caiu 4,8% na comparação anual, para R$ 29,2 bilhões, enquanto o Ebitda ajustado apresentou contração de 67,5%, para R$ 2,5 bilhões, e a margem Ebitda ajustada fechou em 8,7%.
JBS Australia
Voltando para o lado positivo do balanço, a JBS Australia anotou crescimento de 19,5% na receita líquida entre o terceiro trimestre de 2021 e igual período deste ano, para R$ 8,7 bilhões, impulsionada pelo aumento das vendas no mercado interno e por maiores preços de venda no mercado externo.
O Ebitda ajustado do segmento, por sua vez, ficou em R$ 493,4 milhões, baixa de 23,8% na base anual, com margem Ebitda ajustada de 5,6%, pressionada pelo aumento no preço do gado e pela falta de mão de obra.
JBS USA Pork
As operações de carne suína nos Estados Unidos também anotaram expansão de receita na comparação anual, de 2%, fechando o trimestre em R$ 11,2 bilhões, enquanto o Ebitda ajustado reportado foi de R$ 999,2 milhões, contração de 15,6%, e a margem ficou em 9%.
Os resultados da divisão, segundo a companhia, foram impactados pelo aumento nos custos dos animais, dos grãos, de mão de obra e de logística, o que foi parcialmente compensado pela demanda, que permitiu que os preços permanecessem em patamares elevados.
PPC
Por fim, a Pilgrim’s Pride Corporation apresentou receita líquida de R$ 23,4 bilhões no terceiro trimestre, aumento de 17,2% em relação ao mesmo período de 2021, refletindo a resiliência da demanda, compensando o impacto de doenças sazonais sobre a produção.
O Ebitda ajustado da divisão ficou em R$ 3 bilhões, alta de 25,1%, com margem Ebitda ajustada de 12,6%.