Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Petrobras (PETR4) confirma: troca no comando exigirá eleição de oito novos membros do conselho

Estatal espera novas indicações para convocar assembleia

Foto: Shutterstock

Depois de muita especulação no mercado, a reunião do conselho de administração da Petrobras (PETR4) confirmou: para que o presidente José Mauro Ferreira Coelho seja substituído por Caio Mario Paes de Andrade, como quer o Ministério de Minas e Energia, oito cadeiras de conselho também precisarão ser alteradas.

Isso ocorrerá pois Coelho foi eleito pelo sistema do voto múltiplo, uma modalidade que permite concentrar votos em determinados candidatos, o que favorece acionistas minoritários, em uma assembleia no dia 13 de abril.

Após a aprovação de sua destituição, os demais membros eleitos para o conselho no mesmo processo também serão destituídos, uma vez que, pelas regras em vigor, quando um conselho é formado por voto múltiplo, a saída de um único membro cria a necessidade de uma nova eleição.

Leia também:
Novo indicado para Petrobras (PETR4) pode esbarrar em estatuto da empresa, alerta Itaú BBA

A petrolífera informou, em fato relevante na noite desta quarta-feira (25), que irá convocar uma assembleia geral extraordinária para deliberar sobre as substituições. Antes, porém, a estatal espera receber indicações para as oito vagas no conselho e aguarda a análise de governança interna do nome de Andrade.

“Após as mencionadas etapas, o conselho se reunirá novamente para deliberar sobre a convocação da AGE”, diz o comunicado. A companhia esclarece ainda que todas as suas assembleias estão sujeitas a um prazo mínimo de 30 dias entre a convocação e a realização.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.