Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Nova cepa de covid-19, dúvidas sobre a PEC e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Investidores ainda acompanham divulgação pelo BC de dados sobre operações de crédito em outubro

Após o feriado de Ações de Graça, a semana chega ao fim com a volta dos mercados americanos hoje em horário reduzido, até às 15h (horário de Brasília), quando as bolsas por lá voltam a fechar por causa da Black Friday.

Nesta sexta, dia 26, os investidores enfrentam os receios por uma nova cepa de coronavírus altamente contagiosa descoberta na África do Sul. A variante, identificada como B.1.1.529, foi descrita por cientistas sul-africanos com um número “extremamente alto” de mutações.

Ainda não se sabe o potencial de escape das vacinas, o que provoca nervosismo nas bolsas europeias na manhã de hoje.

O mercado ainda continua de olho nas chances de aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios na semana que vem no Senado. A proposta precisa passar pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e também ser votada em plenário.

Segundo coluna da jornalista Bela Megale, do jornal O Globo, os ministros do governo Bolsonaro trabalham com um cenário de derrota do texto na casa, já que o Palácio do Planalto não teria votos suficientes entre os senadores para a aprovação.

Além disso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não garantiu que o texto realmente seja apreciado já na semana que vem. Se a PEC, que institui o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 400, não passar ou demorar muito para ser aprovada, o governo pode lançar mão da prorrogação do auxílio emergencial.

Esse seria um cenário ainda pior para as contas públicas, já que presume benefícios a um número maior de beneficiários, além de não ter nenhuma previsão legal.

O mercado ainda acompanha, às 9h30, a divulgação da nota de política monetária do Banco Central, com informações sobre crédito, inadimplência e prazos de empréstimos em outubro.

 

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.