Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa cai 3,05%, companhias de varejo enfrentam dia de perdas e o que move o mercado hoje

Foto: Pexels

O Ibovespa fechou os negócios desta terça-feira, 28, em forte queda de 3,05%, aos 110.124 mil pontos, pressionado pelos papéis da Vale, que apresentaram baixa de mais de 4%.
O desempenho foi afetado por notícias da China no sentido de restrição do uso de carvão por conta de preocupações com a oferta de energia do país, o que acabou se refletindo também em ações das empresas de siderurgia no Brasil, com queda em bloco.
Além disso, companhias de varejo tiveram novo dia de perdas, com investidores preocupados com a escalada da inflação e, consequentemente, com o aumento na taxa de juros.
Na mesma direção, ações de bancos apresentaram fortes baixa, com destaque para os papéis do Banco Inter (BIDI11/BIDI4), que lideraram as perdas do Ibovespa, refletindo a sinalização na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de nova alta da Selic em outubro.
O mercado externo também acabou de refletindo negativamente sobre o índice brasileiro, após a fala do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sobre a economia ainda estar distante de alcançar o pleno emprego e com a expectativa de uma elevação da taxa de juros, com reduções dos estímulos monetários via programa de compra de títulos mensais.
O preço do barril do petróleo ainda completa o cenário de preocupações, com a temporada de furações afetando a demanda e aumentando as perspectivas de uma possível crise global elétrica.
Internamente, os investidores ainda deverão acompanhar o projeto comentado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre o valor fixo para o ICMS dos combustíveis.

Agenda Econômica

Para essa quarta-feira, dia 29, a agenda econômica segue carregada, tanto no mercado interno quanto no externo. No Brasil, será divulgado o IGP-M, às 8h00 (horário de Brasília) e teremos a divulgação da sondagem de serviços e do Comércio pela FGV, às 8h00. Nos Estados Unidos, a agenda reserva a divulgação das vendas pendentes de moradias às 11h00 e os Estoques de petróleo que sairá às 11h30.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.