Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4) são destaques em semana com mais de 60 balanços – veja calendário

Além dos bancos, empresas de varejo, alimentos, bancos, energia elétrica e construção civil também reportam resultados

Foto: Shutterstock/Kwangmoozaa

E a última semana completa de balanços do terceiro trimestre está repleta de grandes empresas dos mais variados setores.

O curioso de tudo isso é que, especificamente neste trimestre, as empresas concentraram os resultados financeiros em apenas uma semana, incluindo os bancos, que tradicionalmente divulgavam os números no início da temporada.

Ao todo, 61 empresas vão soltar os balanços do período, com destaque para Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Banco do Brasil (BBAS3), Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3), JBS (JBSS3), Eletrobras (ELET3; ELET6), Natura &Co (NTCO3), Minerva (BEEF3), dentre outras.

Mesmo que nas duas últimas semanas os números das companhias tenham vindo mistos, como foi o caso da Petrobras (PETR4; PETR3) e da Vale (VALE3), que estão fortemente ligadas a commodities, foi possível observar um repasse de custo e vendas maiores em alguns segmentos.

Leia também:
Petrobras: Brent em alta e maior volume de vendas impulsionam resultados do 3º trimestre 

No caso das companhias de papel e celulose, por exemplo, tanto Suzano (SUZB3) quanto Klabin (KLBN11) conseguiram repassar preço e apresentaram alguns resultados recordes.

Por outro lado, a Vale reportou lucro acima do projetado pelo mercado, mas um operacional não tão bom assim, por causa da desvalorização do minério de ferro e do custo de produção em alta.

Ou seja, o que se pode afirmar, por ora, é que setores mais sensíveis como varejo e commodities, por exemplo, mostraram ser mais suscetíveis aos desafios da economia global e tiveram números abaixo da expectativa.

Agora, o mercado aguarda pelo fechamento completo da temporada para fazer um balanço de quais setores se saíram bem e quais tiveram mais dificuldade. O fato é que os resultados do terceiro trimestre serão marcados por inflação e juros altos, algumas commodities em alta e outras em baixa e pressão de custos, o que acaba pesando fortemente nos números.

Veja também:
Temporada de balanços: margens das empresas do Ibovespa devem mostrar recuperação no 3º trimestre

Para esta semana, os setores de petróleo e gás, varejo, alimentos, bancos, energia elétrica e construção devem apresentar números mistos, já que uns serão beneficiados por uma atividade econômica mais dinâmica no período e outros por pressão nos custos, refletindo diretamente no lucro operacional e nas margens.

Abaixo, veja a agenda completa dos balanços que serão acompanhados de perto pela Agência TradeMap. Importante ressaltar que na tabela a maioria das empresas é integrante do Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira.

Calendário de balanços da semana

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.