Os servidores do Banco Central decidiram, em assembleia realizada nesta segunda-feira (28), às 14h, entrar em greve a partir de 1º de abril por tempo indeterminado, segundo informou o Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central).
Os funcionários do BC se juntam a outras categorias de servidores públicos, como do INSS, da Receita Federal e do Tesouro, que decidiram paralisar as atividades. A reivindicação é por reajuste salarial após o governo conceder um aumento de R$ 1,7 bilhão somente aos policiais federais.
Os funcionários do BC pedem um reajuste de 26,3%, além de reestruturação da carreira de analista.
As paralisações parciais realizadas pelos servidores do Banco Central por aumento salarial forçaram o órgão a adiar e cancelar a divulgação de dados importantes que estavam previstos para esta semana.
A publicação do Boletim Focus, com as projeções de analistas para inflação, juros, PIB (Produto Interno Bruto) e câmbio, voltou a ser adiada hoje das 8h25, horário tradicional, para as 10h.
Além disso, três notas econômico-financeiras que seriam divulgadas nesta semana foram canceladas.
“As notas econômico-financeiras (estatísticas do setor externo, estatísticas monetárias e de crédito e estatísticas fiscais) não serão divulgadas nesta semana. Oportunamente, informaremos as datas de publicação das notas relativas ao mês de fevereiro de 2022”, afirmou o BC, por meio de nota à imprensa.
Greve causa atraso na divulgação da Ptax
Há duas semanas, as paralisações parciais dos funcionários do BC têm atrasado a divulgação da taxa de câmbio Ptax.
A taxa Ptax é calculada diariamente pelo Banco Central e é considerada a taxa oficial de câmbio, utilizada como referência para a cotação do dólar americano. Na prática, ela representa uma média de taxas informadas quatro vezes ao dia por instituições financeiras.
A Ptax é importante porque tem diversas aplicações, como no ajuste dos preços dos contratos de câmbio e no mercado de derivativos. Além disso, a taxa Ptax que será divulgada em 31 de março, fechamento de mês, é utilizada pelas empresas para correção das dívidas em dólar no balanço trimestral.
Na última sexta (25), a divulgação da Ptax, que normalmente sai no início da tarde, também sofreu atrasos por causa do movimento e só foi publicada pelo BC por volta das 17h45.
Hoje, novamente, o BC ainda não havia divulgado o fechamento da taxa Ptax, com a última parcial das 12h registrando um dólar de R$ 4,7974, alta de 0,40% em relação à cotação da última sexta-feira.
Operação padrão
Até hoje, os servidores do BC tinham optado por manter paralisações diárias entre as 14h e as 18h, na chamada “operação padrão”.
Na semana passada, durante coletiva sobre o Relatório Trimestral de Inflação, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que a autoridade monetária teria esquemas de contingência caso algo mais severo acontecesse, sem detalhar qual seriam essas ações e o que continuaria funcionando ou não.
Os funcionários do órgão têm realizado uma série de paralisações diárias, criticando o reajuste para servidores anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, que contempla apenas categorias da segurança pública.
Esse aumento, embora tenha sido anunciado no fim do ano passado, ainda não foi concedido. Em declarações recentes, Bolsonaro afirmou que a definição sobre o tema ocorrerá até maio. Além do reajuste, os servidores do BC brigam pela reestruturação de carreira dos analistas do órgão.