Nesta terça-feira, 21 de janeiro, o Ibovespa, principal índice da B3, opera em leve queda de 0,36%, aos 122.408 pontos. O cenário internacional segue no radar dos investidores, com destaque para as novas políticas do presidente dos EUA, Donald Trump, após sua cerimônia de posse ontem (20).
A ausência de novas tarifas no primeiro dia de Trump na Casa Branca trouxe alívio aos ativos brasileiros na segunda-feira (20). No entanto, a incerteza sobre os próximos passos de sua administração voltou a pesar sobre o mercado nesta manhã.
No cenário doméstico, a atenção se volta para uma nova rodada de reuniões entre o presidente Lula e ministros, incluindo Fernando Haddad, o que pode trazer novidades sobre a condução da política econômica no Brasil.
Entre as commodities, o minério de ferro fechou em alta de 0,56% na China. Já o petróleo recua, pressionado por preocupações com a oferta global e pelas possíveis políticas de Trump, que devem estimular a produção nos EUA, mas impor sanções a outros países.
No mercado de ações, os papéis da Petrobras acompanham a queda do petróleo. PETR3 recua 1,36%, enquanto PETR4 registra baixa de 1,15%. Já a Vale (VALE3) opera em queda de 0,63%, contrariando o movimento positivo do minério de ferro no mercado asiático.
Por volta das 10h23, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:
Altas
• Automob (AMOB3): +3,03%
• Braskem (BRKM5): +1,31%
• Cosan (CSAN3): +1,18%
Baixas
• Marfrig (MRFG3): -2,76%
• BRF (BRFS3): -2,71%
• CSN (CSNA3): -2,38%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.