Com paralisação de servidores, Banco Central atrasa divulgação da Ptax, que caiu 0,59%

Funcionários do BC estão trabalhando em “operação padrão”, com paradas diárias de quatro horas

Foto: Shutterstock

A taxa Ptax, normalmente divulgada no início da tarde, sofreu atrasos nesta sexta-feira (25), e só foi publicada por volta das 17h45. A demora, segundo Fabio Faiad, presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), é mais uma consequência da paralisação de servidores do BC, em uma tentativa de pressionar o governo por reajustes salariais.

Os funcionários do órgão têm realizado uma série de paralisações diárias, criticando o reajuste para servidores anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, que contempla apenas categorias da segurança pública.

O reajuste, embora tenha sido anunciado no fim do ano passado, ainda não foi concedido. Em declarações recentes, Bolsonaro afirmou que a definição sobre o tema ocorrerá até maio.

Além dos reajustes, os servidores do BC brigam pela reestruturação de carreira dos analistas do órgão.

Apesar de terem decidido, na última terça-feira (22), não entrar em greve, os servidores do BC optaram por manter paralisações diárias entre as 14h e as 18h, na chamada “operação padrão”. Haverá uma nova assembleia na segunda-feira (28) para discutir os rumos da movimentação.

Atrasos no BC

Na segunda-feira (21), o Boletim Focus do Banco Central, que reúne projeções de especialistas do mercado para indicadores como inflação, PIB (Produto Interno Bruto) e câmbio, normalmente divulgado às 8h25, só foi publicado às 10h.

Em seguida, houve atraso na divulgação dos dados de fluxo cambial, que deveriam ter sido publicados até as 14h30 de quarta-feira (23) – mas só saíram às 12h desta sexta-feira.

Apesar de Faiad ter confirmado à Agência TradeMap que o atraso desta sexta-feira foi consequência da paralisação, não há nenhuma declaração oficial do Banco Central.

Sobre a Ptax

A taxa Ptax, calculada diariamente pelo Banco Central, é considerada a taxa oficial de câmbio, utilizada como referência para a cotação do dólar americano. Na prática, a taxa representa uma média de taxas informadas quatro vezes ao dia por instituições financeiras.

A Ptax é importante porque tem diversas aplicações, como acordos entre empresas, compra e venda de moeda e definição das taxas de câmbio futuras.

A Ptax desta sexta-feira ficou em R$ 4,7782, queda de 0,59% em relação à cotação de quinta-feira (25).

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.