Navegue:
Indústria do Brasil tem ritmo mais forte em 4 meses, mostra PMI

Indústria do Brasil tem ritmo mais forte em 4 meses, mostra PMI

Indicador subiu para 56,4 pontos em junho, ante 53,7 pontos em maio, mostrou IHS Markit.

industria EBC imagens
Por:

Compartilhe:

Por:

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil subiu para 56,4 pontos em junho, ante 53,7 pontos em maio, conforme mostra o indicador da IHS Markit

Trata-se do maior nível desde fevereiro. Lembrando que acima da marca de 50 pontos é sinal de expansão da atividade. Com isso, o PMI do mês representa uma melhoria grande na saúde do setor.

“Os resultados do PMI de junho apresentaram outro conjunto de desfechos positivos no setor industrial brasileiro”, afirmou em nota a diretora da IHS Markit, Pollyanna De Lima.

Com aumento das vendas e da produção da indústria, além do fortalecimento da confiança do consumidor, as empresas viram seus pedidos aumentarem substancialmente em relação a maio. 

Esse resultado teve como base o aumento dos pedidos de exportação pelo quinto mês consecutivo e num ritmo mais rápido. Os participantes da pesquisa citaram a retomada da atividade normal dos clientes no exterior e a oferta de itens escassos em outros lugares como razão para a expansão.

Para o próximo ano, os fabricantes registraram previsões de crescimento da produção, com o nível de sentimento positivo no patamar mais elevado em seis meses. 

O otimismo se deve às expectativas de maior disponibilidade de vacinas e de que a pandemia recue. As empresas pretendem aumentar o marketing e preveem crescimento dos investimentos. 

*com informações de Reuters.

Compartilhe: