Navegue:
CSN (CSNA3) com fome de energia: siderúrgica vai comprar mais uma usina hidrelétrica

CSN (CSNA3) com fome de energia: siderúrgica vai comprar mais uma usina hidrelétrica

Em sua segunda aquisição do tipo neste ano, a CSN busca garantir energia para projetos de expansão da produção

celular com logotipo da CSN na tela e, ao fundo, monitor com gráfico de cotação da ação da CSN

Foto: T. Schneider / Shutterstock.com

Por:

Compartilhe:

Por:

A Companhia Siderúrgica Nacional – CSN (CSNA3), em parceria com o fundo de investimentos Astra Infraestrutura, fechou acordo para comprar a Companhia Energética Chapecó, empresa que detém os direitos de exploração da usina hidrelétrica Quebra-Queixo. O valor da aquisição não foi revelado.

Em comunicado, a CSN disse que a transação faz parte da estratégia de crescimento da companhia, dada a projeção crescente de consumo de energia elétrica após aquisições recentes e projetos em desenvolvimento de médio e longo prazo. A usina de Quebra-Queixo tem capacidade instalada de 120 megawatts (MW).

De acordo com a companhia, a compra “tem por objetivo suportar e fortalecer a estratégia de expansão dos negócios da CSN, através de investimentos em energia renovável e autoprodução para a maior competitividade dos seus negócios”.

⇨ Quer acompanhar as cotações das suas ações na B3 em TEMPO REAL? Inscreva-se no TradeMap!

Esta é a segunda aquisição da CSN no setor de energia neste ano. Em abril, a empresa já havia fechado um acordo para comprar empresas responsáveis pela operação de duas hidrelétricas – uma em Santa Catarina e outra no Mato Grosso.

A Santa Ana Energética é responsável pela exploração da hidrelétrica Santa Ana, em Santa Catarina. Já a Topázio Energética e sua controlada Brasil Central Energia operam a PCH Sacre II, em Mato Grosso.

A CSN é uma das maiores consumidoras industriais de energia elétrica do Brasil e, por causa disso, vem investindo desde 1999 em geração de energia elétrica para garantir baixo custo de produção de aço.

Atualmente, a energia gerada atende a necessidade total do grupo, segundo a companhia. Veja abaixo a lista das usinas e projetos de geração de energia da CSN em operação:

Usina Capacidade
Hidrelétrica de Itá 162 MW
Hidrelétrica de Igarapava 22 MW
Turbina de Topo do Alto Forno 3 22 MW
Centrais Termelétricas de Cogeração (CTEs) 245 MW

 

Compartilhe:

Tags:

Compartilhe: