Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

BTG Pactual (BPAC11) ultrapassa XP (XPBR31) em número de investidores ativos na largada de 2023

Entre bancos digitais. o C6 Bank ultrapassou o Inter na lista de aplicativos mais baixados por usuários, ficando na segunda posição

Foto: Shutterstock/rafapress

O BTG Pactual (BPAC11), que domina junto com a XP (XPBR31) o mercado de plataformas de investimentos, largou na frente, em 2023, a corrida por quem tem mais investidores ativos.

Segundo levantamento feito pelo BofA (Bank of America), o BTG terminou o primeiro mês do ano com 1,642 milhão de usuários ativos, na liderança do ranking e à frente da XP, que ficou em segundo, com 1,458 milhão.

O resultado do BTG representa uma ultrapassagem em relação à XP. Em dezembro do ano passado, a XP liderava a lista com 1,445 milhão de usuários ativos, enquanto o BTG estava em segundo, com 1,436 milhão.

O número de usuários ativos do BTG em janeiro corresponde a um aumento de 14,3% em relação ao mês anterior. O avanço da XP, por sua vez, foi mais tímido, de 0,9%.

Apesar de ter ultrapassagem, o BTG ainda está atrás da soma de todas as marcas da XP, que incluem também as corretoras Rico e Clear. Juntas, tiveram 3,296 milhões de usuários ativos em janeiro.

No ranking do primeiro mês do ano, a Rico aparece em terceiro lugar, com 1,154 milhão de investidores ativos, e a Clear surge na sequência, na quarta posição, com 684 mil.

Downloads

A dinâmica é similar quando são considerados os aplicativos mais baixados no mês. O BTG também está na frente da sua principal concorrente, mas fica atrás quando levadas em conta todas as marcas da XP.

Em janeiro, o BTG teve 239 mil downloads, enquanto a XP, sozinha, 225 mil. Já a soma das marcas da XP foi de 497 mil.

A única diferença nesse ranking é que a liderança pertence a outra a marca, a NuInvest, do Nubank (NUBR33), que anotou 257 mil downloads.

Bancos digitais

O levantamento também apontou uma outra ultrapassagem, entre bancos digitais. Em janeiro, o C6 Bank ultrapassou o Inter no ranking de aplicativos de bancos digitais mais baixados por usuários e assumiu a segunda posição, ficando atrás apenas do Nubank.

Enquanto o Nubank teve 2,86 milhões de downloads no primeiro mês do ano, o C6 registrou 1,544 milhão e o Inter (INBR32), 1,512 milhão.

Em dezembro do ano passado, o Nubank também liderou a lista, com 2,49 milhões de downloads, seguido pelo Inter, com 1,406 milhão, e o C6 Bank, 1,25 milhão.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.