Passada a semana na qual dois dos principais bancos da América Latina foram os destaques negativos da temporada de balanços do quarto trimestre de 2022, ambos por causa dos problemas na Americanas (AMER3), esta semana que antecede o Carnaval terá a divulgação de balanços com resultados mistos.
Ao todo, 18 empresas vão soltar os números do quarto trimestre de 2022, com destaque para BTG Pactual (BPAC11), Carrefour (CRFB3), Banco do Brasil (BBAS3), Totvs (TOTS3), Assaí (ASAI3), B3 (B3SA3), Telefônica Brasil/Vivo (VIVT3), Engie Brasil (EGIE3), Lojas Renner (LREN3) e Vale (VALE3), dentre outras.
Depois do Santander (SANB11), o primeiro dos quatro grandes bancos a divulgar os resultados do período, o Itaú Unibanco (ITUB4) e o Bradesco (BBDC4) reportaram números abaixo da expectativa do mercado, uma vez que ambos provisionaram 100% da exposição a varejista.
Leia também:
- Bancões separam R$ 7,2 bi para compensar possível calote da Americanas (AMER3), mas valor pode subir
Para Conrado Rocha, sócio da Polo Capital, a iniciativa de Itaú e Bradesco de já provisionar 100% das dívidas no quarto trimestre foi positiva. “Isso é bom porque já limpa o balanço para 2023”.
No caso de Klabin (KLBN11) e Usiminas (USIM5), que vieram com números mistos, como amplamente esperado pelo mercado, uma se beneficiou pelo reajuste de preço da celulose enquanto a outra foi duramente penalizada pela redução do valor dos ativos na siderurgia.
No geral, o quarto trimestre das empresas brasileiras foi marcado por preocupações ainda crescentes de uma recessão econômica em meio ao aumento das taxas de juros dos bancos centrais globais.
Mas, para esta semana especificamente, os setores de alimentos, infraestrutura, energia elétrica e consumo devem apresentar números mistos, uma vez que uns serão beneficiados por uma atividade econômica mais dinâmica no período e outros por pressão nos custos, refletindo diretamente no lucro operacional e nas margens.
A Vale, por sua vez, que viu o minério de ferro oscilar bastante no fim do ano passado, a expectativa do mercado é de preços mais fortes no período, impulsionando o prêmio do minério, além de uma maior diluição dos custos, embora as incertezas relacionadas à economia global possam pesar.
Abaixo, veja a agenda completa dos balanços que serão acompanhados de perto pela Agência TradeMap. Importante ressaltar que na tabela constam apenas as empresas integrantes do Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira.
⇨ Quer acompanhar as cotações das suas ações na B3 em TEMPO REAL? Inscreva-se no TradeMap!