EUA criam 41 mil vagas no setor privado em dezembro, abaixo da expectativa de mercado

Fonte: Shutterstock/photastic

O emprego privado nos Estados Unidos registrou alta de 41 mil vagas em dezembro de 2025, segundo o ADP National Employment Report, abaixo do esperado pelo mercado, que projetava alta de 49 mil vagas. O resultado marcou uma retomada da contratação no fim do ano, puxada principalmente por educação, saúde, lazer e hospitalidade, após perdas em novembro.

Por porte, pequenas empresas voltaram a contratar (+9 mil vagas somadas), enquanto empresas médias lideraram a geração (+29 mil). Grandes empregadores tiveram avanço modesto (+2 mil). Por setor, os destaques positivos ficaram com educação e saúde (+39 mil) e lazer e hospitalidade (+24 mil), ao passo que serviços profissionais e empresariais (-29 mil), informação (-12 mil) e manufatura (-5 mil) recuaram.

Segundo a economista-chefe da ADP, Nela Richardson, o desempenho de dezembro reflete uma combinação de recomposição pontual das contratações de fim de ano e ajustes seletivos nas empresas de maior porte, em um contexto de mercado de trabalho ainda resiliente, porém menos aquecido do que em fases anteriores do ciclo.

O relatório, baseado em dados agregados de folha de pagamento de mais de 26 milhões de trabalhadores, oferece uma leitura de alta frequência do mercado de trabalho privado norte-americano.

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 08 de janeiro

Nesta quinta-feira (08) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 07:00

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.