Ibovespa avança; Mercado monitora ajuste fiscal e projeções do PIB

Shutterstock/thinkhubstudio

Nesta quinta-feira, 19 de dezembro, o Ibovespa opera em alta de 0,42%, aos 121.278 pontos.

O Banco Central realizará hoje um leilão de venda de dólar à vista para conter a escalada da moeda americana, que renovou seu maior valor de fechamento histórico na quarta-feira (18), reflexo do estresse fiscal no Brasil e da decisão de juros nos Estados Unidos.

Enquanto isso, no plano econômico, o Banco Central revisou para cima suas projeções de crescimento do PIB brasileiro no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de dezembro. A estimativa para 2024 subiu de 3,2% para 3,5%, e para 2025, de 2,0% para 2,1%.

No campo político, a Câmara dos Deputados adiou para esta quinta-feira a votação da PEC e do projeto de lei complementar que integram o pacote de ajuste fiscal. A falta de votos suficientes na sessão de ontem (18) forçou o adiamento, que ocorre em meio à corrida para aprovar medidas antes do início do recesso parlamentar na próxima semana.

Nos mercados globais, o minério de ferro recuou 1,08% nas negociações em Dalian, na China, enquanto o petróleo também opera no campo negativo.

 

Por volta das 10h40, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

• Automob (AMOB3): +20,00%

• Hapvida (HAPV3): +5,19%

• Magalu (MGLU3): +3,42%

 

Baixas

• MRV (MRVE3): -3,42%

• Iguatemi (IGTI11): -2,72%

• Pão de Açúcar (PCAR3): -1,33%

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.