Navegue:
Queda do Ibovespa, Reforma Tributária, caso Covaxin e o clima tenso para o mercado financeiro nesta semana

Queda do Ibovespa, Reforma Tributária, caso Covaxin e o clima tenso para o mercado financeiro nesta semana

Bolsa de Valores de São Paulo - foto divulgação
Por:

Compartilhe:

Por:

Ibovespa registrou forte perda na última sexta-feira, 25, após o detalhamento da proposta de reforma tributária do governo. Descolado dos mercados internacionais, a queda de 1,74% quase não sustenta os 127.255 pontos.  

Apesar de já esperado, o anúncio de uma tributação de 20% em juros e dividendos, para financiar a redução do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) de 15% para 10% em 2022 pressionou o desempenho das ações. 

Não poderia ser diferente. A isenção de imposto sobre dividendos é um dos fatores que torna o investimento em ações algo atraente. Com imposto no meio, a tendência é de fuga de dinheiro da bolsa de valores.  

É o que já começou a acontecer, mesmo antes de o Projeto de Lei ter passado pelo Congresso.   

Ainda na sexta, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o IPCA-15, prévia da inflação oficial do país, que cresceu a 0,83% em junho contra maio.  

O avanço veio em linha com o esperado pelo mercado, já que a média das projeções compilada pela Refinitiv apontava para uma expansão de 0,86% no período. Com isso, o indicador acumula alta de 4,13% no ano e de 8,13% nos últimos 12 meses, num ritmo acelerado de altas.  

Já nos EUA, o PCE (indicador oficial de inflação por lá) subiu 0,4% frente abril e 3,9% na comparação com maio de 2020. Também em linha com o esperado por especialistas.  

A expectativa, segundo consenso Refinitiv, era de que o indicador tivesse alta de 0,6% frente a abril e avanço de 3,4% na comparação anual. Porém, os números deles indicam uma desaceleração no mês.  

Agenda Econômica 

Para esta segunda-feira, dia 28, haverá a divulgação de indicadores de sondagem da indústria e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no Brasil, além do Boletim Focus.  

O Ibovespa deve refletir ainda mais a proposta de Reforma Tributária, além do clima de tensão crescente que se complica com as investigações da CPI da Covid. Após a denúncia do caso Covaxin feita pelos irmãos Miranda contra o líder do Planalto, Ricardo Barros, a política entra no radar fortemente.

Já a agenda econômica externa conta com falas de alguns membros do Fed estaduais e dados da sondagem industrial de Dallas.  

Compartilhe:

Tags:

Compartilhe: