Enquanto a temporada de balanços do segundo trimestre vai terminando nos Estados Unidos, aqui está apenas começando. Até o momento, das empresas que compõem o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, apenas a Weg (WEGE) reportou os números do período.
Leia também:
Weg: Com custos em alta, lucro cai mais que esperado mesmo com crescimento da receita
No quesito quantidade, a safra de resultados começa a tomar tração a partir desta terça-feira (26), com destaque para Petrobras (PETR4; PETR3), Vale (VALE3), Ambev (ABEV3) e Suzano (SUZB3) que divulgarão os números ao longo da semana.
Historicamente, a temporada por aqui iniciava de forma tímida, com poucas empresas grandes reportando números logo no início do calendário, mas, de algumas temporadas para cá, grandes exportadoras e empresas ligadas a commodities têm saído na frente de companhias que tinham por hábito serem as primeiras, como as de saúde, shopping e construção.
Diferentemente do trimestre passado, quando a guerra entre Rússia e Ucrânia impactou positivamente o preço do petróleo, do gás natural e dos alimentos, turbinando o resultado de empresas desses setores, neste segundo trimestre as ganhadoras serão aquelas companhias que conseguiram repassar os custos, em meio a um cenário de inflação elevada.
Com isso, a expectativa é de resultados mistos para o período, na medida em que alguns setores devem seguir entregando bons números, como é o caso dos shoppings, supermercados e empresas de adquirência, mais conhecidas como maquininhas de cartões, beneficiadas pelo repasse da totalidade da inflação e tarifas com transações.
Diferentemente do primeiro trimestre do ano, quando foram impactadas pela alta do preço das commodities, desta vez as siderúrgicas e mineradoras devem sofrer, muito por não conseguirem repassar os preços e pela diminuição dos volumes, já que uma economia em desaceleração reflete em menor produção de automóveis, por exemplo, que utilizam muito aço na fabricação dos veículos.
Leia também:
Veja o que esperar dos balanços do 2º trimestre – e em que o mercado vai prestar mais atenção
Ao todo, serão divulgados 19 resultados financeiros nesta semana referentes ao segundo trimestre de 2022.