Navegue:
Mau agouro? Brasil começa 2022 com pior atividade econômica desde junho de 2020, diz Bank of America

Mau agouro? Brasil começa 2022 com pior atividade econômica desde junho de 2020, diz Bank of America

Economia continua desacelerando no início do ano; dados oficiais sobre 2021 serão divulgados na próxima sexta-feira

economia moeda real
Por:

Compartilhe:

Por:

A atividade econômica no Brasil começou 2022 em baixa, segundo o Bank of America (BofA). Não só caiu pelo quinto mês consecutivo em janeiro, como atingiu o menor nível desde junho de 2020. Naquela época, o país sentia o baque inicial da pandemia de Covid-19. Desta vez, a história não é muito diferente.

Segundo o BofA, o indicador coincidente sobre a atividade econômica no Brasil caiu de -0,35, em dezembro, para -0,83, em janeiro. “A nova onda de contaminações por Covid motivada pela variante Ômicron trouxe mais ameaças, com um grande número de trabalhadores que testaram positivo faltando ao trabalho”, disse o banco, em um relatório.

“A normalização do cenário global para a Covid-19 sofreu atraso por desdobramentos recentes e pode desacelerar o crescimento ainda mais no início do ano”, acrescentou.

Casos de Covid-19 e mortes provocadas pela doença no Brasil

Gráfico com casos de covid-19 e mortes provocadas pela doença
Fonte: Conass

A maior contribuição negativa para a atividade do Brasil em janeiro partiu das vendas de automóveis, mas a alta nos juros e a redução nas transferências de renda pelo governo federal também pesaram sobre o resultado geral.

O BofA apontou que o “ruído político” antes das eleições de outubro é um fator que pode prejudicar a atividade do país, assim como a continuidade da alta nos juros — o banco espera que a Selic suba pela última vez em março, para 11,25% ao ano, ante o patamar atual de 10,75%.

A previsão do BofA é de que a economia brasileira crescerá 1,1% neste ano — uma leitura acima das expectativas do mercado, que espera expansão bem menor, de 0,30%, segundo a edição mais recente do Boletim Focus.

O indicador oficial sobre a atividade econômica do Brasil referente a dezembro e ao ano de 2021 será divulgado na próxima sexta-feira (11) pelo Banco Central.

Compartilhe:

Compartilhe: