Saudi Aramco divulga prospecto do IPO

Sede da Saudi Aramco, maior petroleira do mundo

A Saudi Aramco, maior petroleira do mundo, divulgou no último sábado (9) o prospecto preliminar de sua abertura de capital (IPO, na sigla em inglês). No documento, a empresa informou que venderá até 0,5% de seus ativos aos investidores individuais de varejo.

Apesar do prospecto de 658 páginas, a companhia não deu muitas informações sobre o IPO. A Saudi Aramco não deixou claro a data da oferta dos papéis, assim como a faixa indicativa de preço das ações.

No início de novembro, a Aramco havia divulgado seu interesse em abrir capital no mercado acionário. Leia mais clicando aqui.

O IPO, que deverá ocorrer na Bolsa de Valores de Tadawul, na Arábia Saudita, pode ser o maior da história. Até hoje, o recorde de maior arrecadação em uma oferta pública de ações pertence à empresa chinesa Alibaba, que levantou cerca de US$ 25 bilhões no mercado acionário de Nova York, em 2014.

Além do IPO local, o mercado espera que a Aramco também negocie seus ativos em bolsas internacionais, como nos Estados Unidos.

O que é IPO?

O processo de abertura de capital, chamado de IPO (Initial Public Offering, em inglês), é a venda das ações da companhia em mercado aberto. Essa oferta pública serve para a empresa captar dinheiro sem precisar devolver como dívida, ao custo da divisão dos lucros da companhia.

Foto: Reuters

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp