Mercado global: vitória de Fernández na Argentina e Brexit adiado

eleicao argentina

O candidato à presidência da Argentina Alberto Fernández, da Frente para Todos – chapa em que a ex-presidente Cristina Kirchner faz parte –, foi eleito em primeiro turno neste último domingo, 27. Com a vitória, o partido derrotou o atual mandatário, Mauricio Macri – assim como adiantou as prévias eleitorais em agosto.

“A única coisa que me preocupa é que os argentinos deixem de sofrer. Nosso compromisso é com cada um dos argentinos e argentinas”, disse Fernández durante discurso.

Com 97,4% das urnas apuradas, Fernández já detinha 48,02% dos votos, enquanto Macri contava com 40,46%. Na Argentina, a eleição já garante vitória quando o candidato obtém mais de 45% dos votos.

“Hoje Alberto é presidente de todos os argentinos e tem uma imensa tarefa e responsabilidade pela frente, uma tarefa ciclópica, que exigirá esforços inimagináveis, um país arrasado, muito além do marketing, uma tarefa muito difícil que exigirá a ajuda de todos argentinos, quem votou e quem também não votou”, afirmou Cristina em comemoração à vitória.

O conselho do Banco Central da Argentina se reuniu para discutir medidas para conter a subida do dólar frente à moeda local, segundo o portal de notícias G1. Em decorrência disso, as pessoas físicas terão um limite de US$ 200 de compra por mês.

Brexit

A União Europeia concordou hoje, 28, com o adiantamento de três meses para a saída do Reino Unido do bloco. De acordo com a Reuters, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, se prepara para uma eleição depois que seus adversários o forçaram a pedir uma prorrogação.

O Brexit estava previsto para acontecer daqui a três dias, 31 de outubro, mas já corre risco, uma vez que os políticos britânicos mostram incertezas quanto à saída do Reino Unido da União Europeia.

No Twitter, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, escreveu que “a UE27 concordou que aceitará o pedido do Reino Unido de uma ‘extensão flexível’ do Brexit até 31 de janeiro de 2020” e completou que a decisão seja formalizada.

O que é Brexit?

Comumente chamado de Brexit – abreviação de British exit, ou saída britânica, na tradução livre –, é um termo usado em referência à decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

Foto: Luisa Gonzales/Reuters

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp