IPCA-15 tem alta de 1,05% em dezembro, informa o IBGE

Foto de John Lambeth - Pexels

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) reportou alta de 1,05% neste mês, após ter obtido um aumento de 0,14% em novembro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 20, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dessa forma, com o resultado de dezembro, o IPCA-15 acumulou alta de 3,91% no ano em 2019. O número apurado pelo IBGE ficou perto do teto estipulado pelas projeções do Broadcast, que iam de 0,65% a 1,08%.

Em relação ao ano, o resultado ficou perto do teto das estimativas do mercado. Essas projeções ficavam entre 3,50% e 3,95%.

O que é o IPCA?

O IPCA é considerado pelo mercado como um termômetro oficial da inflação do país, já que seu principal objetivo é, antes de tudo, monitorar a variação de preços dos produtos de mercado para o consumidor final.

Por conta disso, o IPCA é utilizado, sobretudo, em muitos tipos de investimentos como um indicador de remuneração, como o Tesouro IPCA. Além do mais, o mercado o usa também como um índice de reajuste, ou seja, para atualização de valores. Clique aqui para saber mais.

E o que é o IPCA-15?

“O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 difere do IPCA apenas no período de coleta que abrange, em geral, do dia 16 do mês anterior ao 15 do mês de referência e na abrangência geográfica”, informa o IBGE.

Foto: John Lambeth/Pexels

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp