Com feriado nos EUA, bolsas europeias operam no campo positivo; dados de inflação e da Petrobras ganham os holofotes por aqui

No Brasil, atenções continuam com a CCJ, que recebeu o relatório do líder do governo a respeito da PEC dos precatórios

Mundo Unsplash

Foto: Unsplash

Logo Trademap

Por:

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Por:

Em dia de feriado nos Estados Unidos (Dia de Ação de Graças), as bolsas europeias operam em alta, mas a liquidez deverá ser reduzida com aumento da volatilidade.

Na Ásia, as bolsas fecharam mais uma vez sem direção única nesta quinta-feira, 25, com investidores reagindo à decisão do Banco da Coreia de elevar em 0,25 ponto percentual a taxa de juros, a 1%, bem como o início da retirada de estímulos por parte dos Estados Unidos, dado a expansão econômica que segue robusta.

Os últimos dados divulgados na maior economia do mundo mostram recuperação econômica, incluindo os gastos pessoais que aumentaram em outubro mais do que o esperado, enquanto a inflação registrou o maior aumento anual em três décadas. Os pedidos de auxílio-desemprego caíram para o nível mais baixo desde 1969.

A última ata do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) indiciou que reconhece os riscos de preços mais altos, mas ainda prefere ter cautela com a remoção dos estímulos à economia. No entanto, se prepara para apertar a política monetária com mais rapidez se isto for necessário – em linha com as expectativas do mercado.

Leia também:   Mesmo com variante Ômicron no radar, mercado global opera em alta à espera de indicadores

Na Alemanha, foi divulgado o Produto Interno Bruto (PIB), que apontou avanço de 1,7% no terceiro trimestre em comparação ao trimestre anterior, informou a agência oficial de estatísticas do país, Destatis. Mesmo vindo melhor do que a última apuração, o dado ficou menor que o esperado pelo mercado, que previa aumento de 1,8%. Agora os investidores estão receosos quanto ao PIB do quarto trimestre, devido à escassez de material e componentes eletrônicos e o agravamento da pandemia.

Quanto às commodities, o preço do barril do petróleo está oscilando bastante, em meio ao impasse entre os países (EUA, China e Índia) que vêm liberando suas reservas para conter o preço do petróleo, com a inabalada decisão da Opep+ em manter a produção. O minério de ferro tem mais uma alta, o que pode continuar animando os papéis de empresas siderúrgicas e mineradoras por aqui.

No Brasil, as atenções continuam no Senado. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) recebeu o relatório do líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), a respeito da PEC dos precatórios. O senador recomendou a aprovação do texto com algumas modificações – entre elas a que torna o Auxílio Brasil um programa permanente.

Leia também:   Mercado externo opera em alta nesta segunda, apesar de incertezas com nova variante Ômicron

Os membros da CCJ pediram mais tempo para analisar a PEC e a votação ficou marcada para a próxima terça-feira (30).

Na agenda econômica, com o feriado nos EUA, as atenções dos investidores vão recair nesta quinta-feira sobre a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) no Brasil, com a inflação até a primeira quinzena de novembro. Às 9h30, o Banco Central ainda divulga a nota do setor externo, com informações de outubro sobre as transações do Brasil com outros países.

Vale lembrar que o mercado acionário americano estará fechado e, na sexta-feira, as operações no país encerram às 13h no horário local (ou às 15h pelo horário de Brasília).

Em relação à agenda corporativa, a Petrobras marcou sua conversa às 10h30 com analistas e investidores sobre o seu plano estratégico para o período entre 2022 e 2026, que foi divulgado na noite de quarta, 24, após o fechamento do mercado.

A estatal informou que investirá US$ 68 bilhões nos próximos cinco anos – a maior parte desses recursos vai para o pré-sal.

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Baixe o App Footer Post
Baixe o App Footer Post 0003 Carteira

Carteira consolidada

Baixe o App Footer Post 0002 historico de Dividendos

Histórico de dividendos

Baixe o App Footer Post 0001 Acompanhamento

Acompanhamento em tempo real

Baixe o App Footer Post 0000 IBOV

Comparação com IBOV, CDI, Dólar e mais

Não vá ainda...

Baixe o nosso App!

O maior hub do mercado financeiro
na palma da sua mão!

Popup out planos