img-tag

Bolsas mundiais sobem no primeiro dia do 2º semestre

Após finalizar com saldo positivo o 1º semestre, Ibovespa mantém tendência de queda dos últimos dias neste 1º de julho.

Equipe TradeMap
Equipe TradeMap
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Futuros americanos operam em alta no primeiro dia do semestre, ao lado dos mercados já abertos da Europa. Já as bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quinta-feira, 1º de julho. 

O saldo do semestre para as bolsas americanas ficou em positivo, com dois dígitos cada uma. O Dow Jones subiu 12,7%, enquanto o S&P teve alta de 14,4% e o Nasdaq, + 12,5%. Em junho, o S&P marcou seu quinto mês consecutivo de ganhos, com 2,2%.





Ontem os índices fecharam no positivo, mesmo com o desempenho ruim das bigs techs. Investidores aguardam a divulgação do relatório de folha de pagamento (payroll) do país, marcado para amanhã. 

Os dados ajudam a entender como está a recuperação da economia, visto que o pleno emprego é uma das máximas do Federal Reserve. No final das contas, tudo o que o investidor quer saber é quando começará a diminuir os estímulos do banco central.

Leia também:   Ibovespa sobe 1,72% após fala de Bolsonaro, indicadores econômicos, cenário político e o que move o mercado hoje

Ontem houve a divulgação do Relatório Nacional de Emprego da ADP, que indicou que o setor privado dos EUA gerou 692 mil empregos durante o mês de junho. Economistas ouvidos pela Dow Jones estimam a criação de 683 mil empregos para o payroll.

Leia também: Setor privado dos EUA cria 692 mil vagas de emprego em junho

Na Europa, as bolsas reagem positivamente aos indicadores de atividade da Alemanha e da zona do euro, que vieram melhores do que o esperado. O índice de gerentes de compras (PMI) industrial da Alemanha subiu de 64,4 em maio para 65,1 em junho, segundo pesquisa divulgada pela IHS Markit.

O avanço bem acima da marca de 50 pontos mostra que a manufatura alemã continua se expandindo em ritmo forte no último mês.





Leia também:   Com feriados na semana, mercado externo abre estável

Na zona do euro, o PMI industrial subiu de 63,1 em maio para 63,4 em junho, atingindo níveis recordes pelo quarto mês consecutivo, de acordo com a pesquisa. 

As bolsas asiáticas reagiram mal aos dados fracos da atividade manufatureira chinesa. O PMI industrial chinês apresentou redução, saiu de 52 em maio para 51,3 em junho, atingindo o menor patamar em três meses.

Dados oficiais de um dia antes mostraram a mesma tendência de queda do PMI manufatureiro da China: de 51 para 50,9.

O petróleo opera em alta neste 1º de julho, antes da reunião da OPEP + que irá discutir a política de produção do óleo. Representantes dos países exportadores devem definir um novo caminho para o impasse nas negociações iranianas que se arrasta há algum tempo.

Leia também:   Ibovespa cai 2,07% e acumula queda de 2,49% na semana, cenário político e o que move o mercado hoje

Cenário interno

No Brasil, o aumento do risco político pesa no mercado. Investigações da CPI da Covid no Senado, temores de que a crise hídrica prejudique o crescimento econômico e novas denúncias de corrupção contra o governo federal.

Ainda no campo político, ontem a Câmera dos Deputados recebeu um “superpedido de impeachment” contra o presidente Jair Bolsonaro. O presidente da Casa, Arthur Lira, afirmou que não pretende analisar o documento neste momento, pelo menos não até que todos os depoimentos da CPI estejam finalizados. 

Investidores ainda acompanham o desenrolar da reforma tributária e a agenda econômica.

Nesta quinta, teremos a divulgação do Índice de Confiança Empresarial (ICE) e o PMI Industrial, também a Balança Comercial Mensal e o Caged, adiado de segunda para hoje. 





Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Baixe o App Footer Post
Baixe o App Footer Post 0003 Carteira

Carteira consolidada

Baixe o App Footer Post 0002 historico de Dividendos

Histórico de dividendos

Baixe o App Footer Post 0001 Acompanhamento

Acompanhamento em tempo real

Baixe o App Footer Post 0000 IBOV

Comparação com IBOV, CDI, Dólar e mais