Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

União Europa fecha acordo para banir importação do petróleo da Rússia

Pacote de medidas exclui grande banco russo do sistema swift e impõe sanções a indivíduos

Foto: Shutterstock

Depois de longas negociações, a União Europeia (UE) finalmente chegou a um acordo para banir a importação de petróleo russo, segundo publicação feita no Twitter feita pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

Na publicação, Michel afirmou que as medidas entram em vigor imediatamente e impedem a compra de mais de dois terços do total de importações europeias da Rússia.

Com isso, diz o presidente do Conselho, a União Europeia tem como objetivo cortar uma importante fonte de financiamento do governo russo e pressionar o país a acabar com a guerra.

De acordo com reportagem do jornal americano Financial Times, citando diplomatas, o banimento tem como exceção a importação de petróleo via dutos – condição imposta pela Hungria para aceitar o acordo depois de quase um mês de resistência.

A Hungria vinha argumentando que a sanção seria muito prejudicial à sua economia, que depende fortemente do petróleo russo.

O banimento ao petróleo faz parte de um pacote de sanções, diz Michel, que inclui também a exclusão do maior banco da Rússia, o Sberbank, do sistema swift, e a sanção a indivíduos russos acusados de cometer crimes de guerra.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.