Repercussão dos últimos balanços e início da campanha eleitoral – veja o que importa hoje

Mercados internacionais aguardam o balanço do Walmart, varejista considerada termômetro do consumo nos EUA

Foto: Shutterstock

O mercado repercute nesta terça-feira (16) os últimos resultados da atual temporada de balanços, que foram divulgados ontem, ao mesmo tempo em que acompanha o início oficial da campanha eleitoral, em meio à divulgação de uma bateria de pesquisas de intenção de voto.

Uma das companhias que informaram seus resultados ontem foi o Nubank (NUBR33), que viu o volume de compras feitas pelos clientes mais do que dobrar no período, ao mesmo tempo em que sofreu com o aumento da inadimplência e não conseguiu elevar o seu lucro líquido ajustado, que ficou praticamente estável ao atingir US$ 17 milhões.

Com uma receita líquida menor e gastos maiores, ambos impactados pelo segmento de ensino presencial, a Yduqs (YDUQ3) fechou o segundo trimestre com prejuízo de R$ 63,3 milhões, revertendo o lucro de R$ 116,5 milhões anotado no mesmo período do ano passado.

A Itaúsa (ITSA4), holding que controla o Itaú Unibanco, registrou lucro líquido de R$ 3,01 bilhões no período, alta de 5% em relação a igual período do ano passado, enquanto que a Rede D´Or (RDOR3), uma das principais redes de hospitais do país, sentiu o impacto dos juros altos e apresentou lucro de R$ 358,4 milhões, queda de 25% em relação a igual período do ano passado.

Lá fora, os mercados aguardam nesta manhã o resultado do segundo trimestre do Walmart (WALM34), que será divulgado hoje e que é considerado uma espécie de termômetro de como está o consumo nos Estados Unidos.

Por volta das 8h10, os índices futuros americanos operavam no vermelho: o Dow Jones perdia 0,24%, o S&P 500 recuava 0,25% e o Nasdaq operava em queda de 0,23%. No mesmo horário, o principal índice europeu, o Euro Stoxx 50, estava em alta de 0,41%.

Início da campanha eleitoral

Nesta terça, será dada a largada, oficialmente, da campanha eleitoral para presidência da República e governos dos estados. Os candidatos poderão pedir votos de forma explícita, divulgar o número que irão usar nas urnas e ao mesmo tempo distribuir panfletos aos eleitores.

No caso da eleição presidencial, o mercado estará de olho no impacto da ampliação do Auxílio Brasil, de R$ 400 para R$ 600, nas intenções de voto no atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Ontem, a pesquisa Ipec (antigo Ibope) mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44% de intenção de votos, e Bolsonaro, 32%.

Uma bateria de outras pesquisas serão informadas nesta semana: nesta terça, será informada a pesquisa PoderData, amanhã a Genial/Quaest e na quinta (18) a Datafolha.

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