O braço de participações do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conhecido como BNDESpar, vendeu 50 milhões de ações ordinárias da JBS, que equivalem a aproximadamente R$ 1,9 bilhão. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (18) pela própria JBS.
Com a venda, a participação do BNDES na empresa de proteína animal caiu para 19,45%. De acordo com o histórico de composição acionária da companhia, um dado disponível na plataforma do TradeMap, o BNDES era dono de uma fatia de 21,6% em 2021. Em 2020, era ainda maior, de 23,2%.
Esse desinvestimento no frigorífico já vem ocorrendo há algum tempo, como parte de um esforço do BNDES para deixar de ser acionista em empresas de capital, como a JBS, para se concentrar no financiamento a pequenas empresas e projetos de infraestrutura, como tem dito o presidente do banco, Gustavo Montezano.
Leia mais: Sem acordo, JBS (JBSS3) desiste de comprar o restante das ações da Pilgrim’s
Por volta das 11h30, a ação da JBS caía 0,67%, para R$ 37,02. A maior parte dos analistas consultados pela Refinitiv recomendam a compra das ações da companhia, segundo levantamento também disponível no TradeMap.
