Enquanto o Ibovespa abria em ritmo morno no pregão desta quinta-feira (5), as small caps empurravam o índice para cima e se destacam ao longo das primeiras horas da sessão.
Por volta das 12h35, as principais altas do dia contavam com Locaweb (LWSA3), 3R (RRRP3) e Banco Pan (BPAN4). A Petz (PETZ3) chegou a subir mais de 3% nos primeiros negócios do pregão. As quatro companhias fazem parte do índice SMLL de small caps da B3.
Outras empresas de crescimento acelerado, como Prio (PRIO3), Rede D’Or (RDOR3), Raia (RADL3) e Totvs (TOTS3) também figuram entre os destaques do dia, que é marcado por um arrefecimento nos juros futuros.
O DI futuro para janeiro de 2024, 2025, 2026 e 2027 operam em queda, com a curva de juros mais longa sendo achatada em quase um ponto percentual – embora ainda na casa dos 13%.
Após um início de semana com volatilidade no mercado local, os investidores veem com alívio a centralização dos posicionamentos econômicos e políticos no presidente Lula, que convocou uma reunião ministerial para a próxima sexta-feira (6).
Espera-se que o mandatário oriente seus ministros acerca dos próximos passos do governo petista e alinhe os discursos, colocando a figura do Congresso em foco e diminuindo os ruídos que chegam ao mercado.
O receio quanto à situação fiscal do país ainda é latente, mas a sinalização de algum apaziguamento nas falas dos donos das pastas faz com que o mercado precifique a Bolsa brasileira de forma mais positiva.
Além disso, há a informação de que o novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem a concordância do presidente Lula no objetivo de redução do déficit primário previsto para este ano, o que aliviou os agentes do mercado.
Após a perda de quase 6% do Ibovespa ao longo de três pregões entre o fim de 2022 e a última terça-feira (3), o índice acionário avançou 1,12% na véspera e sustenta o campo positivo no pregão de hoje.
O martírio das small caps
A aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição, que estourou o Teto de Gastos em R$ 145 bilhões, até eventuais mudanças na Lei das Estatais, trouxeram insegurança ao ambiente de negócios no Brasil.
As empresas de menor capitalização de mercado, com isso, sofreram ao longo das últimas semanas com a deterioração da confiança nas contas públicas brasileiras.
Com um apetite inegável por gastos acima do permitido pelo atual arcabouço fiscal, a expectativa é de que a inflação seja desafiadora nos próximos anos.
Com isso, o Banco Central (BC) independente, que tem como principal função defender o valor da moeda, deve permanecer com os juros em patamares elevados por mais tempo do que o esperado inicialmente.
No mercado de capitais, o custo de oportunidade em deixar de alocar recursos na renda fixa está alto. Hoje, a NTN-B de 2026 está pagando o componente da inflação mais 6,40% ao ano.
Com juro real neste patamar, num papel de curto-médio prazo (que pressupõe a exposição ao risco Brasil por menos tempo), o ativo livre de risco é um detrator do valor das companhias listadas.
Como as empresas de crescimento acelerado têm a maior parte de seu valor no futuro, a geração de caixa esperada é descontada com base nesse ativo livre de risco, que está maior do que nos últimos anos – não só no Brasil como no mundo.
A Bolsa é movida por expectativas futuras. Por conta disso, ter certa visibilidade sobre a economia e o ambiente para os negócios é essencial, por mais que isso pareça ser eternamente incerto no Brasil.
Empresas de crescimento acelerado, em sua maioria, precisam de um cenário favorável para que suas atividades possam ter alto desempenho. Há outras small caps, porém, que já têm certa dominância do setor a acabam sofrendo com a manada.
Ao investir em uma small cap, o investidor deve ter um olhar mais acurado, porque o sucesso depende majoritariamente do futuro do que do presente ou passado, diferentemente de empresas geradoras de caixa que distribuem dividendos com frequência.
O que movimenta o Ibovespa
As ações da Multiplan (MULT3) operam em alta no pregão de hoje, após a empresa divulgar uma prévia operacional do segundo trimestre melhor do que o esperado.
As vendas cresceram 13% em comparação ao mesmo período de 2021. O crescimento poderia ter sido de 15,4% se não fosse a realização da Copa do Mundo, além das eleições que impactaram levemente o tráfego. Para analistas, a pandemia já é passado.
A Totvs tem avanço de mais de 4% após analistas do Santander escolherem as ações da empresa como uma de suas top picks do setor de tecnologia. A escolha é sustentada pela visão de que, neste ano, a empresa pode crescer 20% apenas de forma orgânica.
Ganhando tração ao longo do dia, pouco antes das 13h o Ibovespa subia 1,4%, para 106.777 pontos.