Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Para analistas, 4º tri da Multiplan (MULT3) mostra pandemia superada e receita de aluguéis em alta

Ações da emppresa acompanham direção do Ibovespa e operam em alta nesta quinta-feira

Foto: Shutterstock/Felipecbit

A pandemia que tanto pressionou o varejo e os shopping centers parece ter ficado para trás, de acordo com analistas consultados pela Agência TradeMap, uma vez que a Multiplan (MULT3), uma das maiores administradoras de centros de compras do país, registrou recorde de vendas no quarto trimestre de 2022.

De outubro a dezembro, a empresa atingiu R$ 6,3 bilhões em vendas, valor 13% maior que o mesmo período de 2021. Segundo a Multiplan, o crescimento poderia ter sido ainda maior, de 15,4%, não fossem os eventos sazonais de Copa do Mundo e eleições.

Nesta quina-feira, a ação ordinária da Multiplan estava entre as maiores altas do Ibovespa por volt das 12h20, com valorização de 1,57%, a R$ 20,21.

Para Eduardo Nishio, head de research da Genial Investimentos, é natural que o movimento dos shoppings caia significativamente diante dos dois eventos, mas o balanço do ano foi favorável.

“O ano de 2022 como um todo foi muito positivo para a Multiplan. Foi demonstrado que a pandemia foi superada e que os shoppings continuam presentes no dia a dia, seja como forma de lazer ou centro de compras”, diz Nishio.

A administradora também fechou 2022 com recorde em vendas anuais de R$ 20 bilhões, superando em 37,1% os resultados atingidos em 2021 e em 22,8% os de 2019.

As vendas em mesmas lojas (conhecidas pela sigla em inglês SSS) cresceram 34,5% de 2021 para 2022, com destaque para o setor de serviços, com expansão de 54,7%, impulsionado pela retomada dos cinemas.

Receita de aluguel

Ygor Altero, head de real estate da XP, afirma que os números da Multiplan no quarto trimestre corroboram com a tese da corretora de que há espaço para que a receita com locação continue crescendo significativamente.

Apesar de eleições e Copa do Mundo, Altero ressalta que o bom momento do mercado e a resiliência do portfólio da empresa ajudam no aumento das vendas. Além disso, na visão do analista, as vendas na semana da Black Friday, que aumentaram 18,9% em relação a 2021, superaram a visão mista que a XP tinha para o período.

Embora a desaceleração do ritmo de vendas em relação a 2019 possa ser uma preocupação para alguns investidores, o Goldman Sachs avalia que o foco da Multiplan no público “AAA” deve gerar um crescimento resiliente e real do aluguel. A visão leva em conta a exposição da empresa a “ativos consolidados de alta qualidade com um mix diferenciado de locatários, que pode impulsionar o poder de precificação, com maior crescimento do aluguel em relação aos pares”.

No terceiro trimestre de 2022, a cobrança de aluguéis da Multiplan, antes de tributos, teve alta de 25,4% na base anual, para R$ 378,8 milhões.

Na ocasião, a empresa explicou que a recuperação ocorreu em parte pelo aumento no valor cobrado, visto que a taxa média de ocupação permaneceu próxima à observada no terceiro trimestre de 2021, em 95,3%.

Leia também:

Para o analista da Agência TradeMap, Sérgio Castro, a qualidade do portfólio da Multiplan tem maior resiliência em momentos de aperto financeiro.

“Além disso, os shoppings têm buscado cada vez mais entregar novidades para que os clientes continuem indo às compras. Serviços de lazer e entretenimento, como cinema, têm gerado bons resultados para os shoppings”, diz o analista.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.