EUA criam 22 mil vagas no setor privado em janeiro, abaixo da expectativa do mercado

Fonte: Shutterstock/FOTOGRIN

O emprego no setor privado dos Estados Unidos avançou em ritmo mais fraco em janeiro, com a criação de apenas 22 mil vagas, segundo o ADP National Employment Report. O resultado ficou abaixo da expectativa do mercado, que projetava a abertura de cerca de 46 mil postos de trabalho no período.

Em um mês marcado pela fraqueza nas contratações, o setor de saúde se destacou, com a geração de 74 mil vagas. Em contrapartida, a desaceleração foi puxada principalmente pela indústria de manufatura, que registra perdas de empregos de forma contínua desde março de 2024. Também contribuíram para o desempenho mais fraco os setores de serviços profissionais e empresariais, além das grandes empresas.

O relatório também apontou que os salários avançaram 4,5% na comparação anual, indicando estabilidade no crescimento da remuneração apesar da perda de fôlego do mercado de trabalho. Segundo a economista-chefe da ADP, Nela Richardson, a criação de empregos vem desacelerando de forma significativa nos últimos três anos. Em 2025, os empregadores privados adicionaram 398 mil vagas, bem abaixo das 771 mil registradas em 2024, embora o ritmo de crescimento salarial tenha permanecido resiliente.


Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 04 de fevereiro

Nesta quarta-feira (04) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 06:00

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.