Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Multiplan (MULT3) deixa de ganhar R$ 100 milhões por causa das eleições e Copa do Mundo

Mesmo assim, gestora de shoppings prevê aumento recorde das vendas no quatro trimestre e em 2022

Foto: Shutterstock/Felipecbit

O quarto trimestre de 2022 foi de aumento das vendas para a Multiplan (MULT3), mas poderia ser ainda melhor caso não houvesse eleições e Copa do Mundo, informou a gestora de shopping nesta quarta-feira (4), após o fechamento do mercado.

A companhia totalizou R$ 6,3 bilhões em vendas nos últimos três meses do ano passado, aumento de 12,9% em comparação ao mesmo período de 2021.

Porém, os dois eventos que mobilizaram os brasileiros entre outubro e dezembro tiraram um acréscimo de vendas de R$ 100 milhões, segundo os cálculos a empresa.

“Desconsiderando os dois dias das eleições e os cinco dias dos jogos do Brasil na Copa, o crescimento das
vendas no quarto trimestre de 2022 versus o quarto trimestre de 2021 seria de 15,4%, o que torna o crescimento ainda mais robusto”, informou a Multiplan.

A  diferença entre o que cresceu de fato e o que a empresa estima que poderia ter crescido dá cerca de R$ 100 milhões.

Por outro lado, as vendas do último trimestre foram impulsionadas pela Black Friday e o Natal. Segundo a empresa, as vendas da semana da Black Friday cresceram 18,9% na comparação com 2021, enquanto as vendas do Natal superaram em 12,7%.

Recorde em 2022

O desempenho do último trimestre deve levar a Multiplan a bater recorde de vendas no ano. Em 2022, a gestora de shoppings estima que o comércio totalizou R$ 20 bilhões, 37,1% acima do registrado em 2021, e 22,8% maior do que em 2019.

Segundo a empresa, no ano passado, todos os shoppings do portfólio registraram aumento de dois dígitos ante 2021.

Os principais destaques foram dos shoppings situados em São Paulo. O Vila Olímpia teve alta de 56,6% acima do ano anterior, enquanto a unidade no Morumbi aumentou as vendas em 53,7%.

Já o Shopping Park Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que completou o seu primeiro ano de atividades em novembro de 2022, registrou um aumento de 34,6% nas vendas em dezembro na comparação com 2021.

 

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.