Trump anuncia retomada de tarifas sobre aço e alumínio do Brasil e Argentina

Donald Trump - Foto de Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reclamou nesta segunda-feira, 2, por meio de sua conta oficial do Twitter, a desvalorização do real e do peso argentino e afirmou que vai reinstalar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio dos países sul-americanos.

“Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas. O que não é bom para nossos agricultores”, escreveu Trump em sua rede social. “Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todo o aço e o alumínio enviados para os EUA a partir desses países”.

Além do mais, o presidente norte-americano também comentou sobre o Federal Reserve, o banco central dos EUA.

“O Federal Reserve deveria agir da mesma forma, para que países, que são muitos, não se aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportarem seus produtos de maneira justa”. Trump vem defendendo juros mais baixos nos Estados Unidos.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta manhã que não vê taxação do aço como uma retaliação por parte do governo norte-americano. “Se for o caso”, o chefe de Estado afirmou que pode entrar em contato com Trump.

Enquanto isso, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Argentina afirmou que iniciará suas negociações com os representantes comerciais dos EUA após a decisão de Trump.

Foto: Tom Brenner/Reuters