A B3 implementa, a partir desta terça-feira (3), novos horários de negociação para os mercados de ações e derivativos. Os ajustes fazem parte da adequação da grade operacional da bolsa às mudanças nos horários dos principais mercados internacionais, com o objetivo de preservar a sincronia das operações e a eficiência na formação de preços. Todos os horários a seguir consideram o fuso de Brasília.
As alterações foram implementadas em duas etapas: em 26 de outubro, para os contratos ligados aos mercados europeus, após o fim do horário de verão na Alemanha e no Reino Unido; e, a partir desta terça-feira, para os mercados de ações e os demais contratos abrangidos pela nova grade, em razão do fim do horário de verão nos Estados Unidos, em 1º de novembro.
No mercado à vista, a negociação regular de ações ocorre das 10h às 17h55, seguida pelo call de fechamento, das 17h55 às 18h. A pré-abertura começa às 9h45. Não haverá sessão de after-market para o mercado de ações, exceto na data de vencimento de opções.
Outros produtos também têm horários específicos:
-
Opções sobre ações: negociação das 10h às 17h55, com call de fechamento até as 18h15.
-
BDRs não patrocinados: negociação até as 17h55, com call até as 18h05. Para os BDRs patrocinados, o call termina às 18h.
-
ETFs de renda variável: negociação das 10h05 às 17h55, com call até as 18h15.
-
ETFs de renda fixa: negociação das 10h às 16h55, com call até as 17h15 e after-market das 17h30 às 18h. Os ETFs HYBR11 e HGBR11 seguem a grade dos ETFs de renda variável.
No mercado de derivativos, os horários variam conforme o contrato. Entre os futuros referenciados em índices, os contratos de Ibovespa (IND) e Mini Ibovespa (WIN) são negociados das 9h às 18h25; os contratos de S&P 500 (ISP e WSP), até as 18h; e os futuros de IFIX (XFI), Índice Brasil-50 (BRI) e a rolagem de IFIX (XR1), até as 18h30.
Nos contratos referenciados em commodities, os futuros de Café Arábica e Café Conilon são negociados das 9h às 16h, com after-hours das 16h30 às 18h. Os futuros de Soja FOB Santos e suas rolagens encerram a negociação regular às 16h20, com after-hours das 17h às 18h. Já os contratos de opções sobre café encerram às 16h, enquanto os de soja terminam às 16h20.
As opções referenciadas em dólar comercial (DOL, WDO e WDT) são negociadas das 9h às 18h30.
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.