Rio registra ventos fortes e queda de árvore no início do domingo
Na cidade do Rio de Janeiro, as primeiras horas de domingo tiveram registros de ventos fortes e uma queda de árvore. Já ao longo do dia, em função do deslocamento de uma frente fria, poderá ocorrer chuva e ventos moderados a fortes.
Os riscos se estendem para outras regiões do Estado e, por isso, em casa ou na rua, é preciso se preparar para o tempo instável.
Segundo a Defesa Civil do Estado, no início desta manhã, houve registros de chuva fraca a moderada na capital e nas regiões Costa Verde, Metropolitana e Serrana. A temperatura mínima registrada foi de 12°C em Petrópolis. Mas apenas na capital houve rajada de ventos fortes.
O sistema Alerta Rio registrou esses ventos, entre 4h e 5h, em Marambaia (67 km/h) e Copacabana (59 km/h), nas Zonas Oeste e Sul do Rio, respectivamente. Às 5h22, foi a vez do aeroporto Santos Dumont (61,1 km/h).
Por volta das 8h30, de acordo com o Centro de Operações Rio (COR), uma árvore caiu sobre fiação no Centro da cidade. E motoristas viram o trânsito ser impactado, com a interdição da Rua Joaquim Silva. Equipe da Secretaria de Ordem Pública atuam ainda no local. CET-Rio, Comlurb, Guarda Municipal, RioLuz e concessionária Light também foram acionadas.
Próximas horas
O céu, por todo o Estado do Rio, deve permanecer parcialmente nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada, chegando a pontualmente forte neste domingo. A temperatura máxima prevista é de 24°C nas regiões Baixada Litorânea Noroeste e Norte. E são esperados ventos fracos a moderados, com rajadas ocasionalmente fortes.
Na capital, especialmente, o Sistema Alerta Rio reforça a instabilidade do tempo, em função do deslocamento de uma frente fria. Os ventos estarão moderados (18,5km/h a 51,9km/h) a fortes (52km/h a 76km/h) no período da manhã, passando a moderados a partir da tarde.
Vale lembrar, portanto, que em casos de ventos fortes, o COR recomenda fechar as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa. Além disso, persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar. Na rua, as recomendações incluem não se abrigar debaixo de árvores ou de coberturas metálicas, evitar passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas, e evitar a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar.
As temperaturas na cidade, neste domingo, apresentarão declínio, com mínima prevista de 15°C e máxima prevista de 23°C. Já ao longo da semana, elas podem subir. As previsões de mínima e máxima para os próximos dias são de 14°C a 22°C na segunda-feira, 16°C a 24°C na terça, 19°C a 27°C na quarta, e 19°C a 30°C na quinta-feira.
Previsões para a semana
Na segunda-feira, o céu estará nublado a encoberto e há previsão de chuva fraca a moderada isolada a qualquer hora do dia. Os ventos estarão fracos a moderados. Na terça-feira, a previsão é de céu nublado e chuva fraca isolada durante a partir da madrugada. Os ventos estarão moderados. Na quarta e quinta-feira, há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. Os ventos estarão moderados.






















