IGP-M tem queda de 0,22% em agosto com alta em produtos agropecuários, diz FGV

SÃO PAULO, 28 Ago (Reuters) – O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) caiu 0,22% em agosto, depois de ter registrado queda de 1,16% no mês anterior, com alta nos produtos agropecuários e nos custos da construção, mostraram dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.
A expectativa em pesquisa da Reuters era de recuo de 0,25%, e com o resultado do mês o índice passou a acumular em 12 meses alta de 2,16%.
Leia também No mês, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou 1,2 ponto, para 89,0 pontos, depois de ter recuado 3,0 pontos em julho Índices futuros dos EUA operam sem direção à espera de discurso de Warsh
Confiança de serviços no Brasil volta a subir em agosto, diz FGV

Ibovespa Hoje Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta sexta
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, caiu 0,34% em agosto, depois de queda de 1,74% no mês anterior.
‘No IPA, a baixa dos produtos industriais foi parcialmente compensada pela alta dos produtos agropecuários, cuja taxa passou de -0,20% para 2,73%’, explicou André Braz, economista do FGV IBRE.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, teve queda de 0,41% em agosto, depois de variação negativa de 0,01% em julho, sob influência da deflação de energia elétrica, tomate, batata-inglesa, passagem aérea e gasolina.
Por outro lado, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) acelerou a alta no período, a 0,85%, de 0,62% em julho.
O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.















