Oscar 2027: Brasil tem 15 filmes na disputa para escolher seu representante

A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta segunda-feira, 24, a lista dos 15 filmes que estão habilitados a concorrer a uma vaga para representar o Brasil no Oscar 2027. A cerimônia norte-americana está marcada para 14 de março.
Entre os destaques da relação estão 100 Dias, sobre Amyr Klink, A Conspiração Condor, sobre os assassinatos de Jango, JK e Carlos Lacerda, e Malês, que retrata a Revolta dos Malês.
Entre os 15 filmes selecionados, caberá a uma Comissão de Seleção formada por 15 especialistas definir qual longa poderá representar o País na categoria de Melhor Filme Internacional. O grupo volta a se reunir em 9 de setembro, quando será definida uma pré-lista com seis filmes. O título escolhido para representar o Brasil será anunciado pela Academia em 16 de setembro.
De acordo com as regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, para entrar na disputa, o filme precisa ter sido exibido em salas de cinema brasileiras por pelo menos sete dias consecutivos entre 1º de outubro de 2025 e 30 de setembro de 2026.
Confira a lista dos 15 filmes habilitados para disputar uma vaga como representante do Brasil no Oscar
1 – 100 Dias – Carlos Saldanha
2 – A Conspiração Condor – André Sturm
3 – A Fabulosa Máquina do Tempo – Eliza Capai
4 – A Natureza das Coisas Invisíveis – Rafaela Camelo
5 – Ato Noturno – Marcio Reolon e Filipe Matzembacher
6 – Cinco Tipos de Medo – Bruno Bin
7 – Dolores – Maria Clara Escobar e Marcelo Gomes
8 – Feito Pipa – Allan Deberton
9 – Herança de Narcisa – Clarissa Appelt e Daniel Dias;
10 – Nosso Segredo – Grace Passo
11 – O Rei da Internet – Fabrício Bittar
12 – Quando Vira a Esquina – Chris Alcázar
13 – Malês – Antônio Pitanga
14 – Papagaios – Douglas Soares
15 – Vicentina Pede Desculpas – Gabriel Martins

























