Empresa mais rentável do mundo, Saudi Aramco vai abrir capital

A Arábia Saudita divulgou que a Saudi Aramco, a maior petroleira e empresa mais rentável do mundo, com uma produção de 10 milhões de barris de petróleo por dia (10% da produção mundial), irá realizar seu IPO, ou seja, abrirá seu capital. A oferta pública ocorrerá primeiro internamente, na bolsa da Arábia Saudita e em bolsas internacionais no próximo ano.

A Saudi Aramco teve um lucro líquido do ano passado de 111 bilhões de dólares – mais que a Apple, Google e Exxon somados. A empresa buscará, com a oferta, uma avaliação de 2 trilhões de dólares em valor de mercado, mas aceitará um ofertas que avaliem a companhia entre 1,6 e 1,8 trilhões. A caráter de comparação, o PIB do Brasil é de 1,869 trilhões de dólares, segundo dados do Banco Mundial.

A empresa deverá ofertar de 2% a 5% de suas ações no mercado, sendo metade destinada a árabes e a outra metade a investidores internacionais, segundo a InfoMoney.

Para atrair investidores, a Saudi Aramco pretende pagar esse ano em dividendos 80 bilhões de dólares que, sob uma avaliação de 1,8 trilhões de dólares representaria um Yield de 4,4% ao ano.

A empresa espera captar com essa oferta, 100 bilhões de dólares.

Sabe o que é IPO?

O processo de abertura de capital chamado de IPO (Initial Public Offering, em inglês) é a venda das ações da companhia em mercado aberto. Ele serve para a empresa captar dinheiro sem precisar devolver como dívida, ao custo da divisão dos lucros da companhia.

Foto: independent.co.uk

Escrever um comentário