Brasil fecha fronteiras terrestres com países vizinhos

América do Sul, foto de Getty Images

O governo federal decidiu fechar as fronteiras com os países vizinhos da América do Sul por um período de 15 dias, como medida de proteção à pandemia do novo coronavírus. A providência foi publicada nesta quinta-feira, 19, por meio do Diário Oficial da União.

De acordo com a nota, o fechamento se aplica somente a rodovias e outros meios terrestres, apesar de não afetar o transporte de cargas.

A portaria do governo federal proíbe a entrada de estrangeiros vindos da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname. Haverá uma medida específica sobre as fronteiras terrestres com o Uruguai.

No entanto, as restrições não se aplicam a brasileiros (nato ou naturalizado), imigrante com prévia autorização de residência definitiva em território nacional, profissional estrangeiro a serviço de algum organismo internacional ou funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro.

“O prazo poderá ser prorrogado, conforme recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa”, informa a portaria.

Segundo a portaria, a decisão ocorreu a partir de recomendações técnicas da Anvisa por “motivos sanitários relacionados aos riscos de contaminação e disseminação” do novo coronavírus.

O estrangeiro que descumprir a restrição de entrada no país será deportado imediatamente e não poderá pedir refúgio.

Foto: Getty Images

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no reddit
Compartilhar no whatsapp