Ata do Fed, inflação e PIB americanos, PEC na CCJ e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Investidores ainda acompanham dados sobre arrecadação e estoques de petróleo nos EUA

bolsaopcao
Logo Trademap

Por:

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Por:

Em uma semana encurtada pelo feriado prolongado de Ação de Graças nos EUA, que começa amanhã, uma bateria de indicadores importantes para a economia americana serão divulgados nesta quarta, dia 24.

Às 16h, será divulgada a ata do Fomc (comitê de política monetária do Fed, banco central americano). O documento sobre a reunião, que aconteceu no início do mês, pode dar mais pistas sobre como o Federal Reserve está vendo o ritmo da inflação e emprego nos EUA.

Após a recondução do atual presidente do Fed, Jerome Powell, para um mandato de mais quatro anos, cresceram as especulações em torno da possibilidade de uma aceleração da retirada de estímulos à economia (o chamado tapering) e de uma elevação mais rápida da taxa de juros. Quando os juros sobem nos EUA, o país fica mais atrativo para investimentos, o que tende a ser ruim para economias emergentes como o Brasil.

Leia também:   Lá vamos nós de novo: mercados tombam com variante africana; veja os cenários

O cenário para a variação de preços na maior economia do mundo também será conhecido com a divulgação do PCE (Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal) de outubro, que é a referência do Fed para a inflação e que será informado às 12h.

Um pouco mais cedo, às 10h30, o BEA, escritório de estatísticas do Departamento de Comércio dos EUA, informa a segunda prévia do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos no terceiro trimestre. No mesmo horário, o DoL (Departamento de Trabalho dos EUA) divulga o número atualizado de pedidos de auxílio desemprego.

Às 12h30, ainda tem a divulgação dos estoques de petróleo bruto atualizados, que serão divulgados pelo DOE (Departamento de Energia dos EUA).

Por aqui, PEC na CCJ…

A poucas semanas do final do ano, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios, que abre mais de R$ 100 bilhões em despesas no Orçamento do ano que vem, enfrenta um desafio importante. O relator do texto no Senado, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), apresenta seu relatório às 9h30 na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Leia também:   Ata do Fed confirma que juros podem subir mais cedo nos EUA

A votação deve acontecer amanhã, mas não está descartada a possibilidade de o pleito acontecer na próxima quarta, dia 30, mesmo dia em que o texto vai ao plenário. Bezerra já admitiu que o Auxílio Brasil, programa social que substituirá o Auxílio Brasil, deve ser tornado permanente na PEC, apesar da falta de uma fonte de arrecadação que justifique essa ação, como determina a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

…arrecadação e dívida pública

Às 10h, a Receita Federal informa os resultados da arrecadação de outubro, material que será comentado às 10h30 pelo chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros do órgão, Claudemir Malaquias.

Às 14h30, o Tesouro informa o Relatório Mensal da Dívida Pública de outubro.

 

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Compartilhe:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Baixe o App Footer Post
Baixe o App Footer Post 0003 Carteira

Carteira consolidada

Baixe o App Footer Post 0002 historico de Dividendos

Histórico de dividendos

Baixe o App Footer Post 0001 Acompanhamento

Acompanhamento em tempo real

Baixe o App Footer Post 0000 IBOV

Comparação com IBOV, CDI, Dólar e mais

Não vá ainda...

Baixe o nosso App!

O maior hub do mercado financeiro
na palma da sua mão!

Popup out planos