Ata do Fed, inflação e PIB americanos, PEC na CCJ e o que mais você precisa saber para investir bem hoje
Em uma semana encurtada pelo feriado prolongado de Ação de Graças nos EUA, que começa amanhã, uma bateria de indicadores importantes para a economia americana serão divulgados nesta quarta, dia 24.
Às 16h, será divulgada a ata do Fomc (comitê de política monetária do Fed, banco central americano). O documento sobre a reunião, que aconteceu no início do mês, pode dar mais pistas sobre como o Federal Reserve está vendo o ritmo da inflação e emprego nos EUA.
Após a recondução do atual presidente do Fed, Jerome Powell, para um mandato de mais quatro anos, cresceram as especulações em torno da possibilidade de uma aceleração da retirada de estímulos à economia (o chamado tapering) e de uma elevação mais rápida da taxa de juros. Quando os juros sobem nos EUA, o país fica mais atrativo para investimentos, o que tende a ser ruim para economias emergentes como o Brasil.
O cenário para a variação de preços na maior economia do mundo também será conhecido com a divulgação do PCE (Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal) de outubro, que é a referência do Fed para a inflação e que será informado às 12h.
Um pouco mais cedo, às 10h30, o BEA, escritório de estatísticas do Departamento de Comércio dos EUA, informa a segunda prévia do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos no terceiro trimestre. No mesmo horário, o DoL (Departamento de Trabalho dos EUA) divulga o número atualizado de pedidos de auxílio desemprego.
Às 12h30, ainda tem a divulgação dos estoques de petróleo bruto atualizados, que serão divulgados pelo DOE (Departamento de Energia dos EUA).
Por aqui, PEC na CCJ…
A poucas semanas do final do ano, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios, que abre mais de R$ 100 bilhões em despesas no Orçamento do ano que vem, enfrenta um desafio importante. O relator do texto no Senado, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), apresenta seu relatório na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
A votação deve acontecer amanhã, mas não está descartada a possibilidade de o pleito acontecer na próxima quarta, dia 30, mesmo dia em que o texto vai ao plenário. Bezerra já admitiu que o Auxílio Brasil, programa social que substituirá o Auxílio Brasil, deve ser tornado permanente na PEC, apesar da falta de uma fonte de arrecadação que justifique essa ação, como determina a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
…arrecadação e dívida pública
Às 10h, a Receita Federal informa os resultados da arrecadação de outubro, material que será comentado às 10h30 pelo chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros do órgão, Claudemir Malaquias.
Às 14h30, o Tesouro informa o Relatório Mensal da Dívida Pública de outubro.


















