Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Termina hoje prazo de reserva para follow on do BB

O Banco do Brasil (BBAS3) anunciou no início deste mês a realização de uma oferta subsequente de ações, conhecida como follow on. Os investidores que desejam participar do processo têm até hoje, 16, para reservar os papéis ordinários da estatal, enquanto a precificação dos ativos acontece amanhã.

A oferta do BB prevê restrição de venda (lock-up) de 45 dias, ou seja, os investidores que aderirem à operação não poderão se desfazer dos papéis até o dia 6 de dezembro. Esse movimento, geralmente usado na oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), tem como objetivo controlar o preço das ações nos primeiros dias de negociações.

Entretanto, como o Banco do Brasil já tem ações listadas na bolsa brasileira, a operação pode afastar o pequeno investidor do follow on, já que ele pode adquirir os papéis disponíveis no mercado e, assim, não ficar travado.

A oferta consiste na distribuição de 132.506.737 ações ordinárias, sendo que 68.506.737 dos papéis são de titularidade do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS) e 64 milhões dos ativos são mantidos em tesouraria pelo BB.

→ Leia mais: Banco do Brasil (BBAS3) anuncia oferta secundária de ações

Se considerarmos o preço de fechamento de ontem, em R$ 44,38, o follow on poderia movimentar cerca de R$ 5,9 bilhões.

Os bancos coordenadores serão:

  • Caixa Econômica Federal
  • BB Investimentos
  • Credit Suisse
  • Itaú BBA
  • P. Morgan
  • XP Investimentos

Foto: Pilar Olivares/Reuters

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.