Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Sites da Americanas (AMER3) e Submarino saem do ar pelo segundo dia com possível ataque hacker

Após pausa nos servidores no sábado, empresa voltou a tirar do ar os sites do e-commerce

Foto: Shutterstock

O fim de semana não foi fácil para quem acessou os sites da Americanas (AMER3) e Submarino, empresa que também é da Americanas S.A. No sábado (19), os endereços ficaram fora do ar da madrugada até as 15h16, quando a empresa identificou “risco de acesso não autorizado”.

No domingo (20), a empresa voltou a suspender parte dos servidores do ambiente de e-commerce durante a madrugada e, até as 9h50 desta segunda-feira (21), eles ainda não haviam voltado a funcionar. Os apps do e-commerce das companhias também estão fora do ar.

A empresa afirma que esse tipo de medida é parte dos protocolos de segurança da Americanas para mitigar riscos, que entraram em ação assim que foi identificado o acesso não autorizado.

A companhia também declarou que não há evidências de comprometimento das bases de dados dos usuários. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permaneceram operando normalmente.

“A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”, diz a Americanas, em nota publicada nesta segunda.

Até agora, empresa não comunicou uma estimativa para os sites e aplicativos voltarem ao ar.

Segundo informações do jornal O Globo, um grupo hacker que provocou falhas no sistema do Ministério da Saúde no fim de 2021 assumiu no sábado a autoria dos ataques aos sites por meio de uma mensagem no canal do Telegram das empresas. Não há evidências, contudo, que confirmem a autoria do crime.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.