Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Vaca louca: como ações de frigoríficos devem reagir a confirmação de caso no Pará?

A doença atingiu um bovino de idade avançada na cidade de Marabá, numa propriedade com 160 cabeças de gado

Foto: Shutterstock/Katarzyna Hurova

O mercado de alimentos processados foi agitado na tarde da última quarta-feira (22). Um teste positivo para a doença conhecida como “vaca louca” foi confirmado no Pará, trazendo incertezas sobre as ações de frigoríficos. 

No pregão de ontem, os papéis de JBS (JBSS3), Minerva (BEEF3), Marfrig (MRFG3) e BRF (BRFS3) caíram, no mínimo, 4,3%, exprimindo a expectativa por menos embarques para a China em razão da vaca louca.

Ainda na quarta-feira, o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou que as exportações de carne bovina à China estão suspensas a partir desta quinta-feira (23). 

A doença atingiu um bovino de idade avançada na cidade de Marabá (PA). A propriedade conta com 160 cabeças de gado e foi isolada em caráter preventivo. A carcaça do animal foi incinerada e as amostras foram enviadas para um laboratório de referência no Canadá para avaliação. 

Segundo o Ministério, a medida de suspensão das exportações não incorre em risco aos consumidores

O que é a doença da vaca louca?
Doença cerebral acometida por bovinos e que pode ser transmitida a seres humanos através de carne contaminada. Em humanos, o mal causa doenças neurodegenerativas que impactam a estrutura do sistema nervoso central. Os animais são infectados após consumirem alimentos contaminados por uma proteína modificada que acarreta na doença.

O que achamos

A queda no preço das ações das maiores empresas do setor de frigoríficos no Brasil vai de encontro ao risco percebido pelo mercado em 2021, quando de setembro a dezembro as vendas à China foram suspensas após casos confirmados de doença da vaca louca em Minas Gerais e Mato Grosso.

Em resposta aos casos em 2021, o preço médio da arroba do boi gordo caiu 14,4% entre agosto e outubro, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Os preços retomaram a tendência de alta em novembro, pouco antes de o embargo cair.

Vale ressaltar que em janeiro deste ano a China foi responsável por mais de 60% do faturamento da exportação da carne bovina do Brasil, sendo o principal parceiro comercial nesse quesito.

Por conta disso, o receio dos investidores é justificado. No terceiro trimestre do ano passado, por exemplo, a China contribuiu com 39% das exportações da Minerva. Não à toa, as ações da companhia caíram 7,92% na véspera. Veja o movimento do setor:

Empresa 22/02/2023 Últimos 12 meses
JBS -4,33% -47,63%
Minerva -7,92% 17,73%
Marfrig -4,71% -65,43%
BRF -6,71% -65,33%

Reação das ações à vaca louca

O caso no Pará foi confirmado, mas ainda há estudos a serem realizados, para mensuração da gravidade e possível infestação na região. 

Embora as informações sobre a vaca louca sejam incipientes, os embarques à China já estão suspensos e sem previsão de liberação, o que é negativo às companhias. Isso pode fazer com que os papéis das empresas continuem voláteis e em tendência de queda, até que o cenário seja mais claro.

*O Pré-Trade é publicado diariamente pela Agência TradeMap, sempre antes da abertura da Bolsa, e se propõe a indicar como investidores podem reagir no pregão em reação a alguma notícia ou fato novo que tenha relação com uma ação específica em sua carteira. O conteúdo se destina a fins informativos e não deve ser interpretado como nenhum tipo de recomendação de investimentos.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Fique por dentro das principais notícias do mercado. Assine a nossa TradeLetter