Navegue:
Pior que o esperado: produção industrial cai 0,2% em novembro

Pior que o esperado: produção industrial cai 0,2% em novembro

Queda foi puxada por máquinas e equipamentos, que tiveram queda de 3%

Divulgação/Agência Brasil
Por:

Compartilhe:

Por:

Em meio à queda na demanda e inflação em alta, a produção industrial caiu 0,2% em novembro de 2021 na comparação com outubro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, dia 06, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi a sexta queda consecutiva da indústria.

Em outubro, a retração havia sido de 0,6% em relação ao mês anterior. O resultado veio pior do que o esperado pelo mercado, que apostava em uma alta do indicador. 

Das 26 atividades industrias acompanhadas pelo levantamento, 12 tiveram resultados negativos no mês retrasado, com destaque para os produtos de borracha e material plástico (-4,8%). A metalurgia amargou uma queda de 3%.

No acumulado do ano, a indústria apresenta expansão de 4,7%.

O que diz o IBGE

“A produção de bens de capital assinalou recuo de 3% e eliminou o avanço de 1,8% verificado em outubro. Já as categorias de bens semi-duráveis e intermediários registraram estabilidade, e elas respondem por 80% da média da indústria, por isso temos um resultado perto da estabilidade na média geral. Já o setor de bens de consumo duráveis apontou a única taxa positiva, de 0,5%”, explicou o gerente da pesquisa, André Macedo, em material de divulgação do IBGE.

Compartilhe:

Compartilhe: