A semana começa com uma reviravolta na indicação pelo governo para o novo comando da Petrobras, que deve repercutir nos preços da empresa. Durante o fim de semana, Rodolfo Landim desistiu de ter seu nome indicado à presidência do conselho de administração da estatal, alegando que quer dedicar todo o seu tempo ao Flamengo, time do qual é presidente.
A verdadeira razão, entretanto, seriam os conflitos de interesses provocados pela ligação com o empresário Carlos Suarez, sócio de oito distribuidoras de gás no Brasil. O mesmo motivo poderia minar a indicação do consultor Adriano Pires ao cargo de presidente da Petrobras.
De acordo com a jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, os relatórios da diretoria de Governança e Conformidade da estatal sobre o histórico de ambos assustaram o ministro das Minas e Energia, que avaliam que os dois teriam dificuldade de passar pelos critérios do comitê que avaliará se possuem condições de ocupar os postos –a reunião acontece nesta terça (5).
Ata do Fomc
Na próxima quarta, sai a ata da última reunião do Fomc (comitê de política monetária do Federal Reserve, banco central dos EUA), que há duas semanas elevou os juros básicos americanos em 0,25 ponto, ao intervalo entre 0,25% a 0,50% ao ano.
Cada vez mais, analistas e os próprios membros do colegiado indicam a possibilidade de aceleração do ritmo de aumento de juros para 0,5o ponto percentual como forma de combater a disparada da inflação, que vem sendo pressionada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.
Juros mais elevados nos EUA tendem a reduzir a atratividade de investimentos mais arriscados, como os ativos de países emergentes como o Brasil.
Nesta segunda (4), as principais bolsas internacionais operam próximas ao zero. Por volta das 7h50, o índice Euro Stoxx 50 registrava alta de 0,18%. Os contratos futuros americanos operavam mistos: o Dow Jones caia 0,02%, o S&P 500 registrava alta de 0,13% e o Nasdaq tinha avanço de 0,38%.
IPCA
No final da semana, na sexta às 9h, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informa o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de março. A expectativa de analistas de mercado é que a inflação oficial acelere em relação a fevereiro, quando subiu 1,01%.
Dependendo do comportamento dos preços, pode crescer a pressão para que o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) leve os juros a um patamar acima de 12,75% –esse é o patamar que o BC vem afirmando que é suficiente para entregar a inflação na meta em 2023.
Atualmente, os juros estão em 11,75% ao ano, e o BC já contratou uma nota alta de 1 ponto percentual na próxima reunião.
Greve de servidores
Nesta semana, o mercado continua lidando com as consequências da greve dos servidores do Banco Central por reajuste salarial, que começou na última sexta-feira (1º) por tempo indeterminado.
Além do atraso na taxa Ptax (calculada diariamente pelo Banco Central e utilizada como referência para a cotação do dólar americano), indicadores como o Boletim Focus e o Relatório de Poupança não serão divulgados nas datas previstas nesta semana.
De acordo com o Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central), a mobilização poderia afetar inclusive o sistema de pagamentos Pix. O Banco Central afirma que possui um plano de contingência para evitar que a paralisação afete serviços essenciais.
Saiba também:
Greve no Banco Central atrasa divulgação de cotação da Ptax; Pix pode ser afetado, diz sindicato
Os servidores da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) também realizam assembleia nesta segunda para votar uma possível greve, com suspensão parcial ou total das atividades.
Veja abaixo a agenda completa:
Segunda-feira
Às 11h, o Census Bureau divulga as encomendas à indústria em fevereiro.
Terça-feira
Às 10h, o HSBC informa o PMI (índice de gerente de compras) de serviços em março.
Às 10h45, a Markit divulga o PMI (índice de gerentes de compras) de serviços em março.
Quarta-feira
Às 6h, a Zona do Euro informa as vendas no varejo de fevereiro.
Às 11h30, os EUA informam os estoques de petróleo bruto atualizados.
Às 15h, o Federal Reserve divulga a ata da última reunião do Fomc (comitê de política monetária do Fed).
Quinta-feira
Às 9h30, o DoL (Departamento do Trabalho americano) informa os pedidos de auxílio desemprego atualizados nos EUA.
Sexta-feira
Às 9h, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informa o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de março.
Às 10h, a Anfavea (associação das montadoras) divulga a produção de veículos em março.