Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Gol assina acordo com Avolon para eVTOL

A companhia pretende iniciar operações com malha aérea brasileira usando aeronaves eVTOL em 2025

Foto: Gol/Divulgação

A Gol (GOLL4) anunciou, em conjunto com o Grupo Comporte, entidade de seu acionista controlador, a assinatura de um protocolo de intenções não-vinculante com a Avolon para aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A novidade foi comunicada nesta terça-feira, 21.

A companhia pretende iniciar operações com malha aérea brasileira usando aeronaves eVTOL em meados de 2025, contanto que o avião seja certificado e que suas entregas aconteçam com sucesso.

Os recursos necessários para investimento nesse projeto estão sendo providos pelo Grupo Comporte. A ação utilizará a expertise em aviação da Gol para desenvolver a malha aérea utilizando as aeronaves VA-X4 eVTOL.

O modelo de aeronave que está sendo negociado foi criado pela companhia britânica Vertical Aerospace, e é considerado um dos táxis aéreos mais confiáveis e avançados em tecnologia atualmente em desenvolvimento.

O acordo é parte da estratégia comercial da Gol, que busca se expandir seletivamente no mercado de transporte aéreo regional, abrindo novas rotas para mercados domésticos pouco atendidos.

Pensando no mesmo objetivo, a Gol adquiriu a MAP Transportes Aéreos, quita maior empresa aérea doméstica do Brasil, que opera em rotas na região amazônica, a partir do Aeroporto de Manaus, e nas regiões sul e sudeste, a partir do Aeroporto de Congonhas. O anúncio da transação ocorreu em junho deste ano.

As aeronaves VA-X4 eVTOL podem transportar até quatro passageiros e um piloto, com velocidade máxima de 320 km/h. O ruído do avião é 100 vezes inferior ao produzido por um helicóptero em voo de cruzeiro.

O primeiro passo da nova parceria é a realização de um estudo de viabilidade, que inclui certificação da aeronave e análise da infraestrutura necessária para operar a aeronave com a ANAC, o DECEA e outras autoridades aeronáuticas.

A Avolon espera que o processo de certificação da aeronave no Brasil seja concluído até 2024, permitindo que a Gol inicie voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em 2025.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.