Navegue:
Mercado global sinaliza dia positivo nesta segunda; por aqui, PEC dos precatórios segue no radar

Mercado global sinaliza dia positivo nesta segunda; por aqui, PEC dos precatórios segue no radar

Investidores deverão repercutir divulgação do Boletim Focus e do IGP-DI de outubro

Mundo Unsplash

Foto: Unsplash

Por:

Compartilhe:

Por:

As bolsas europeias e os futuros americanos sobem nesta segunda-feira, 8, após o último dado de emprego dos Estados Unidos, o payroll, ficar acima das expectativas, mostrando criação de 531 mil empregos ante a projeção de 450 mil.

Além disso, alguns fatores aumentaram os ânimos dos investidores, como a aprovação na Câmara do maior pacote de US$ 1 trilhão para obras de infraestrutura dos EUA. Fora isso, a abertura das fronteiras do país pode trazer mais otimismo à economia, principalmente para as empresas aéreas e de turismo.

Enquanto isso, as bolsas asiáticas fecharam de forma mista, com as atenções dos investidores voltadas às pressões sobre os preços, que podem impactar a política monetária e o ritmo da recuperação econômica.

Na China, o Partido Comunista se reúne para a prorrogação do mandato do presidente Xi Jinping. Na agenda de indicadores por lá, foram divulgados os números oficiais das exportações do país, apontando expansão anual de 27,1% em outubro, superando as expectativas e ajudando a China a registrar superávit recorde em sua balança comercial, de US$ 84,54 bilhões.

Por outro lado, as importações chinesas tiveram um menor avanço do que se previa na mesma comparação, com aumento de 20,6%.

Quanto às commodities, o preço do barril do petróleo está em alta, depois que a Opep+ resistiu aos apelos do presidente Joe Biden para aumentar o fornecimento. Já o preço do minério de ferro sobe, após sucessivas quedas.

No Brasil, os investidores irão repercutir a decisão da ministra Rosa Weber (STF), que concedeu na sexta-feira à noite liminar suspendendo o pagamento das emendas do relator (RP9), usadas para negociar votos à PEC dos precatórios.

A decisão vai a julgamento no plenário virtual do Supremo, em sessão extraordinária marcada para terça-feira e quarta-feira. Essa decisão poderá atrasar a votação em segundo turno da PEC na Câmara, que estava prevista para amanhã.

Na agenda econômica, os investidores deverão repercutir divulgação do Boletim Focus e do IGP-DI de outubro. Essa semana ainda reserva a divulgação do IPCA de outubro, na quarta-feira, e na quinta teremos as vendas do varejo para o mês de setembro.

Hoje também teremos, após o fechamento do mercado, diversas divulgações de resultados, com as empresas apresentando seus números do terceiro trimestre de 2021: Blau, CBA, Technos, Direcional Engenharia, Lojas Marisa, Banco do Brasil, Lojas Quero-Quero, São Martinho, YDUQS Participações, JSL, e São Carlos.

Lembrando também que a partir desta segunda-feira, 8, o Ibovespa passa a fechar mais tarde, às 18h, mas mantém a abertura às 10h. As bolsas em NY vão operar das 11h30 às 18h00.

Compartilhe: