Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Itaú (ITUB4) investe R$ 4,1 bi em braço da Cosan (CSAN3) que tem fatia na Raízen (RAIZ4)

A Cosan Nove Participações, que passou a ter o Itaú como acionista, tem 39% da Raízen

Foto: Shutterstock/rafapress

A Cosan (CSAN3), holding que tem investimento em negócios como Raízen (RAIZ4) e Rumo (RAIL3), informou ao mercado na noite desta quarta-feira (28) que o Itaú Unibanco passou a ter uma participação na Cosan Nove Participações, braço da Cosan que passou a ter uma fatia relevante da Raízen, companhia do setor de açúcar e etanol.

Segundo o comunicado, o Itaú investiu o montante total de R$4,115 bilhões em ações preferenciais, o que representa 26,9% do capital social total da Cosan Nove. Os outros 73,1% da Cosan Nove pertencem à Cosan.

A Cosan Nove, por sua vez, tem 39% da Raízen, enquanto a Cosan tem 5% e a Shell é dona de 44%. A empresa de açúcar e etanol tem ainda 12% das ações em circulação no mercado, que podem ser negociadas em Bolsa, o chamado free float.

De acordo com o comunicado, o investimento do Itaú não interfere nos direitos políticos da Cosan como co-controladora da Raízen na forma do acordo de acionistas firmado com a Shell, que segue inalterado.

Além da Raízen e da Rumo, o portfólio da Cosan conta ainda com a Compass e a Moove.

Nesta quarta, as ações da Raízen fecharam em alta de 1,90%. As da Cosan e do Itaú subiram 2,25% e 2,04%, respectivamente.

 

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.